Brasil, 19 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Saldo das carteiras de financiamentos de veículos alcança R$ 182,2 bi

Resultado soma as modalidades CDC e leasing, pessoas física e jurídica

No primeiro semestre, segundo os dados divulgados no boletim da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), os bancos de montadoras e as instituições financeiras liberaram R$ 57,3 milhões em crédito para a compra de veículos, na modalidade CDC, 27,7% superior ao registrado no mesmo período de 2017. No comparativo de junho, foram R$ 8,9 milhões neste ano, alta de 12,4% sobre os resultados de igual mês do exercício anterior.

Com os resultados, o saldo da carteira de financiamento de veículos via CDC soma R$ 178,8 bilhões, 13,4% de crescimento em 12 meses. Para o presidente da ANEF, Luiz Montenegro, a redução das taxas de juros dos bancos de montadoras, manutenção da Selic, do índice de inflação e do PIB para o ano, contribuem para o cenário positivo.

O desemprego no País também registrou queda, o que impacta na confiança do consumidor. De acordo com dados do IBGE, no segundo trimestre de 2018, o índice caiu para 12,4%, contra 13,1% do trimestre anterior e dos 13% de igual período de 2017.

Enquanto os financiamentos por CDC apresentam incremento, o leasing segue o oposto. No primeiro semestre, foram R$ 872 milhões liberados, 0,9% inferior ao mesmo período de 2017. Quando destacamos o mês, a queda é ainda maior: 11,4%. Em valores, R$ 117 milhões liberados em junho de 2018, ante R$ 132 milhões, em igual mês do ano passado. O saldo da carteira totaliza R$ 3,4 bilhões, retração de 12,5% em 12 meses.

Taxas de Juros
A média da taxa de juros das instituições associadas à ANEF ficou em 1,35 ao mês e 17,74 ao ano, enquanto as taxas médias de mercado ficaram em 1,67 e 22, respectivamente.

Os planos máximos de financiamento permanecem em 60 meses, enquanto o prazo médio das concessões aumentou de 41,9 em junho de 2017, para 43 no mesmo período de 2018.

Sobre a ANEF
Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações, tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral, sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos de automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 14 marcas e suas respectivas estruturas de serviços financeiros, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::