Brasil, 15 de Agosto de 2018

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Assuma o controle: Protótipo Audi e-tron - teste de recuperação

Assuma o controle: Protótipo Audi e-tron - teste de recuperação

· Altamente eficiente: até 30% mais alcance graças à recuperação de energia

· Lançamento mundial em carros elétricos: o sistema de controle de freio integrado eletro-hidraulicamente

· Excelente desempenho: até 300 kW e de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos

O protótipo Audi e-tron combina enorme potência e alta eficiência. Com uma saída do sistema de até 300 kW, o SUV de tamanho real com um drive totalmente elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos. No ciclo de testes WLTP, ele cobre mais de 400 quilômetros com uma carga de bateria. Um fator importante para o longo alcance é o conceito de recuperação mais inovador entre os concorrentes. O SUV elétrico provou isso com um desempenho impressionante em Pico Pikes (Colorado/EUA).

Com 4.302 metros, Pico Pikes ergue-se no alto das Montanhas Rochosas do sul. Onde Walter Rohrl venceu a escalada mais famosa do mundo no Audi Sport quattro S1 em 1987 é o protótipo Audi etron que, atualmente, está causando uma sensação com seu sistema de recuperação que é variável e, portanto, o mais eficiente entre todos os competidores. Em seu percurso de descida de 31 quilômetros, o SUV elétrico alimenta tanto a energia que a bateria pode cobrir aproximadamente a mesma distância novamente. A diferença de altitude de cerca de 1.900 metros fornece as condições necessárias para isso. O protótipo Audi e-tron recupera energia com até 300 Nm de torque e 220 kW de energia elétrica - mais de 70% de sua entrada de energia operacional. Nenhum modelo de produção em série alcançou tal valor até hoje.

O conceito de recuperação: da roda livre a sensação de um pedal

O sistema de recuperação contribui para até 30% do alcance do SUV elétrico. Envolve os dois motores elétricos e o sistema de controle de freio integrado eletro-hidraulicamente. Pela primeira vez, três diferentes modos de recuperação são combinados: recuperação manual de ponto morto utilizando as marchas de mudança, recuperação automática do ponto morto por meio da eficiência preditiva assistida e recuperação dos freios com transição suave entre desaceleração elétrica e hidráulica. Até 0,3 g, o protótipo Audi e-tron recupera energia somente por meio dos motores elétricos, sem utilizar o freio convencional - que cobre mais de 90% de todas as desacelerações. Como resultado, a energia é devolvida à bateria em praticamente todas as manobras normais de frenagem.

O condutor pode selecionar o grau de recuperação do ponto morto em três etapas utilizando as pás do volante de direção. No estágio mais baixo, o veículo desacelera sem torque de deslocamento adicional quando o condutor solta o pedal do acelerador. No estágio mais alto, o SUV elétrico reduz visivelmente a velocidade - o condutor pode desacelerar e acelerar utilizando apenas o pedal do acelerador. Isto cria a sensação de um pedal. Não há necessidade de utilizar o pedal do freio neste cenário de desaceleração.

Os freios das rodas são acionados apenas quando o condutor desacelera em mais de 0,3 g utilizando o pedal do freio. Eles respondem com extrema rapidez, graças a um novo conceito de atuação eletro-hidráulica. A Audi é a primeira fabricante mundial a utilizar este conceito em um veículo de produção em série com acionamento elétrico. Um pistão hidráulico no módulo de freio compacto gera pressão adicional e, portanto, força de frenagem adicional para o torque de recuperação. Quando a frenagem de emergência automatizada é realizada, há apenas 150 milissegundos entre o início da desaceleração e a presença de pressão máxima de frenagem entre as pastilhas e os discos. Graças a esse rápido acúmulo de pressão, a distância de frenagem é reduzida em até 20% comparada a um sistema de freio convencional.

Dependendo da situação de condução, o sistema de controle de freio integrado eletro-hidraulicamente decide em cada eixo individual se o protótipo Audi e-tron irá desacelerar utilizando o motor elétrico, o freio da roda ou uma combinação dos dois. O pedal de freio é desacoplado do sistema hidráulico. A transição do freio do motor para o freio de atrito puro é suave, e o condutor não percebe isso. Este sistema permite que o SUV elétrico explore seu potencial máximo de recuperação de forma direcionada com o apoio do auxiliar de eficiência padrão. O sistema utiliza sensores de radar, imagens de câmera, dados de navegação e informações Car-to-X para detectar o ambiente de tráfego e a rota. É mostrado ao condutor, na cabina do piloto virtual de Audi, a informação correspondente que seria sensato tirar o pé do pedal do acelerador. Ao interagir com o assistente de viagem adaptável opcional, o assistente de eficiência também pode desacelerar e acelerar o SUV elétrico de forma preditiva.

Os motores assíncronos: forte desempenho

O que é fascinante sobre o SUV com acionamento elétrico não é apenas a sua eficiência, mas também o seu desempenho. Os dois motores elétricos têm uma potência de 265 kW e desenvolvem 561 Nm de torque. Eles podem fornecer este desempenho máximo por até 60 segundos. Desta forma, eles permitem que o veículo acelere de uma parada até a velocidade máxima limitada eletronicamente de 200 km/h várias vezes consecutivamente sem perda na saída. O torque máximo do inversor está presente dentro de frações de segundo e fornece torque excelente. Ao mudar do alcance do drive D para S e pressionar totalmente o pedal do lado direito, o condutor pode ativar o modo de reforço. Fica disponível por oito segundos. Aqui, o drive fornece 300 kW de saída do sistema e 664 Nm de torque. O protótipo Audi e-tron vai de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos.


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