Brasil, 22 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Carros Elétricos - Maior Corredor da América Latina Resolve Problema de Autonomia

Uma rede de postos de recarga para veículos elétricos no trajeto Rio de Janeiro - São Paulo começou a operar nessa semana. Agora, os proprietários deste tipo de carro poderão fazer o percurso de 430 quilômetros entre as duas cidades mais populosas do Brasil utilizando apenas energia elétrica. Ao longo da Rodovia Presidente Dutra foram instaladas seis estações de recarga, localizadas em postos de combustível. Até dois carros poderão recarregar ao mesmo tempo, sem custo em um primeiro momento. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação para o segmento, que prevê a livre negociação de preços para as recargas. No caso da via Dutra, as empresas ainda vão discutir uma possível cobrança em 2019.

Para Guto Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esta iniciativa chancela a mobilidade elétrica no país. “Um dos maiores tabus em relação aos carros elétricos é justamente a autonomia. Com o aumento da infraestrutura para o abastecimento de forma rápida nas estradas, esse problema não existirá mais”. A distância máxima entre as estações de recarga é de 122 quilômetros na via Dutra. Atualmente, os carros elétricos conseguem percorrer distância de 160 a 300 quilômetros com apenas uma carga. O tempo estimado de abastecimento é de 25 minutos para completar 80% do “tanque”.

Segundo um estudo realizado pela BMW, cerca de 95% das pessoas rodam até 45 quilômetros por dia. O presidente da ABDI, Guto Ferreira, aponta que a medida pode aumentar as vendas de veículos movidos a eletricidade. Enquanto a gasolina consegue transformar apenas 18% do combustível em movimento, no elétrico 90% da energia que entra é revertida para este fim. Além disso, o veículo elétrico gasta cerca de R$ 0,07 por quilômetro, enquanto o litro de gasolina custa em média R$ 4,50.

Sobre a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira. Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a ABDI é a agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo e oferece à indústria completa estrutura para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::