Brasil, 17 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Rumo potencializa capacidade de terminais ferroviários do Centro-Oeste

Melhorias na infraestrutura fomentam movimentação no principal polo de produção do país

Com mais de R$ 250 milhões em investimentos, a Rumo está reestruturando a capacidade operacional dos terminais que administra nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do país. Diversas obras foram executadas para aperfeiçoar o atendimento as cooperativas, indústrias e produtores da região.

Em Rondonópolis (MT), o terminal foi estruturado com 9 tombadores e 2 moegas, que possibilitam descarregar 70 caminhões por hora. A estrutura conta ainda com um armazém com capacidade estática de 45 mil toneladas e 2 linhas ferroviárias com 5 tulhas, permitindo carregar 32 vagões por hora. Por dia, o local tem uma movimentação média de 7 composições com 80 vagões de grãos.

Além disso, neste primeiro semestre, a empresa deu início ao Projeto Fertilizantes dentro do complexo do terminal. Em parceria com a JM-Link, foram investidos mais de 200 milhões na estrutura, que passou a ter um suporte com duas linhas de entrada ferroviária que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, e duas correias transportadoras de 1.200 toneladas/hora cada, tornando-se uma referência na estrutura produtiva para o mercado de fertilizantes.

Já em Chapadão do Sul (MS), a empresa inaugurou neste mês as obras de ampliação do terminal. Em parceria com a ECTP (Engelhart Commodities Trading Partners), a unidade teve seu processo de expedição triplicado, com suporte para receber mais de 2 milhões de toneladas por ano.

Os serviços contaram com a instalação de um novo tombador e 2 novas tulhas, passando de 9 mil para 39 mil toneladas de capacidade estática. Com as mudanças, a estimativa é de um crescimento de 300% na movimentação de cargas pelo modal ferroviário. O valor equivale a cerca de 35 mil viagens de caminhões por ano, produtividade que ameniza os gargalos logísticos e reduz significativamente a emissão de poluentes.

Em Alto Araguaia (MT), a concessionária destinou mais de R$ 30 milhões em obras adequação elétrica, pátios, armazém, sistema de combate a incêndio, drenagem, entre outros. Por dia passam pelo local 2 trens com 80 vagões de farelo.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::