Brasil, 21 de Julho de 2018

+ F O N T E -

ZF amplia linha de drivelines elétricos para veículos comerciais

CeTrax lite é um sistema de tração central elétrico para vans e veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas

CeTrax mid, sistema de tração central elétrico, atende veículos comerciais médios de até 19 toneladas

Sistemas totalmente integrados asseguram instalação versátil com princípio “Plug-and-Drive”

Friedrichshafen. Com dois novos sistemas de tração central elétricos, a ZF complementa seu portfólio de soluções para eletrificação de veículos comerciais. O CeTrax lite e o CeTrax mid são conceitos “Plug-and-Drive” totalmente elétricos projetados para aplicação em vans de entrega e veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas (CeTrax lite), bem como em veículos comerciais médios de até 19 toneladas (CeTrax mid). Com estas duas soluções, a ZF pretende atender estes segmentos e apoiar a indústria rumo à condução sem emissões.

Com o CeTrax lite e o CeTrax mid, a ZF está expandindo sua linha de drivelines elétricos para veículos comerciais com peso total permitido de até 19 toneladas. O diferencial do CeTrax lite e do CeTrax mid é a estrutura integrada do sistema de tração central elétrico, que reúne um motor elétrico, uma unidade eletrônica e uma transmissão, formando um conjunto compacto com uma única carcaça. Dessa forma, a unidade eletrônica não precisa ser ligada separadamente ao motor elétrico, uma vez que essa conexão já vem pronta no componente. Graças à estrutura compacta, ambos os sistemas oferecem ampla flexibilidade na instalação em plataformas já existentes de veículos, evitando que a montadora tenha que fazer maiores ajustes nos chassis ou eixos.

“Com o conceito ‘Plug-and-Drive’ dos nossos modelos do CeTrax, as montadoras podem reduzir gastos que seriam necessários para o desenvolvimento e a instalação. A ZF está se concentrando primordialmente nas montadoras e frotistas que, no contexto de uma estratégia de plataforma, necessitam mudar os atuais modelos convencionais para produzir versões movidas a eletricidade”, explica Dr. Mark Mohr, Head do setor de desenvolvimento de tecnologia para veículos comerciais da ZF.

Sinergias com a engenharia de carros de passeio aceleram o desenvolvimento de soluções para veículos comerciais
O CeTrax lite e o CeTrax mid foram equipados com os componentes elétricos utilizados no comprovado sistema de acionamento central de eixos que a ZF já lançou para carros de passeio, no qual a potência do motor elétrico assíncrono é transferida por uma transmissão, o que favorece a estrutura compacta da unidade. A aplicação dos mesmos componentes – de carros de passeio a caminhões de 19 toneladas – viabiliza soluções economicamente atrativas para o segmento de veículos comerciais. As partes mecânicas foram desenvolvidas para atender aos requisitos do funcionamento de veículos comerciais, da mesma forma que a carcaça juntamente com todos os componentes otimizados e pontos de fixação.

O CeTrax lite leva um motor elétrico assíncrono com potência de pico de 150 kW e impressionante torque de 380 Nm, o que, em termos de desempenho, não deixa nada a desejar em comparação a equipamentos convencionais do mesmo segmento. Mesmo se tratando de um sistema totalmente integrado com um motor elétrico, uma transmissão de uma velocidade e uma unidade eletrônica, o CeTrax lite é supercompacto e mais leve, com cerca de 120 kg.

Contando com dois motores elétricos assíncronos montados em paralelo, o CeTrax mid assegura forte tração – inclusive em veículos com peso de até 19 toneladas. A potência de pico do sistema é de 300 kW, com uma transmissão Powershift de dois estágios que transfere um torque de 760 Nm. Nesse caso, a estrutura totalmente integrada também facilita a instalação no veículo. Em combinação com os dois sistemas de tração da ZF é possível continuar utilizando normalmente os eixos padrão com relação de transmissão convencional.

CeTrax mid, o sistema projetado para caminhões médios de até 19 toneladas, combina dois motores elétricos assíncronos para alcançar uma potência de 300 kW e torque de 760 Nm.
baixar em alta resolução

ZF Friedrichshafen AG
A ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de 146.000 colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas em cerca de 40 países. Em 2017, a ZF alcançou vendas de 36,4 bilhões de euros. A companhia é uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo.
A ZF possibilita aos veículos “ver, pensar e agir”. A empresa investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, sobretudo para produzir acionamentos eficientes e elétricos e criar um mundo sem acidentes de trânsito. Com seu amplo portfólio, a ZF promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias industriais.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::