Brasil, 25 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Donos de veículos com placa final 2 têm até sexta, dia 15, para providenciar documentação

Prazo foi estendido em razão da paralisação dos caminhoneiros, que atrasou entrega do CRLV pelos Correios

Os donos de veículos com final de placa 2 têm até sexta-feira, dia 15 de junho, para providenciar o novo documento obtido por meio do licenciamento anual de 2018. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

Pela legislação, a documentação deveria estar regularizada em 1º de junho. Mas por causa da paralisação dos caminhoneiros, a entrega do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) sofreu atrasos pelos Correios e o Detran.SP suspendeu autuações e remoções de veículos.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o prazo se esgota na sexta-feira. No sábado, dia 16, veículos com final placa 2 que não estiverem licenciados e com o novo documento poderão ser removidos, e o motorista será autuado em R$ 293,47 e receberá sete pontos na CNH.

Pagar o licenciamento em atraso também gera a cobrança de multa e juros de mora. Caso não seja feito, o dono do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin) e na dívida ativa do Estado pelo débito em aberto.

Como licenciar – O valor do licenciamento em 2018 é de R$ 87,38 para todo tipo de veículo. Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar a taxa. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas, por exemplo. Algumas unidades do Detran.SP dispõem de máquina para pagamento com cartão de débito.

O passo a passo pode ser consultado no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), na área “Veículos”. A página também traz uma série de respostas para dúvidas frequentes relacionadas ao tema.

Retirada do documento – Com o comprovante de pagamento e um documento de identificação em mãos, o condutor pode ir ao Detran.SP ou posto Poupatempo para solicitar a emissão do documento. Se preferir, pode pagar junto com a taxa o custo de envio pelos Correios, de R$ 11, para receber o documento em casa. A entrega pode ser acompanhar pelo portal www.detran.sp.gov.br, em “Serviços Online”.

Lembrete de licenciamento – Para facilitar a vida dos motoristas, o Detran.SP oferece uma comodidade: o envio de alerta de vencimento do licenciamento. Quem quiser ser lembrado 30 dias antes é só cadastrar o celular no portal detran.sp.gov.br e autorizar receber o aviso via SMS ou notificação push por meio do aplicativo do Detran.SP para smartphones.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::