Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

QUEDA NO PETRÓLEO AJUDA NA CRISE DOS CAMINHONEIROS

Segue análise do Pedro Paulo Silveira, Economista-Chefe da Nova Futura Investimentos.

A sinalização de alta do Ibovespa na abertura confirma as expectativas de que a Petrobrás pode recuperar parte das enormes perdas que sofreu nos últimos dois pregões. As ações caíram 22,5% em cinco pregões, perdendo R$ 6,00. A negociação do governo sinaliza que as intenções são claramente no sentido de manter a atual política da empresa, que ajusta diariamente os seus preços em reação ao comportamento das cotações internacionais do petróleo e do dólar. Ao assumir a maior parte do ônus, por meio de uma medida permitida na legislação, sem afetar o teto dos gastos, o governo imagina que os custos para a petroleira seriam muito maiores que os de uma piora do já explosivo déficit primário.

O que segura o ímpeto da recuperação do mercado é a manutenção da percepção de que a política da empresa pode ser ameaçada pelo mercado consumidor – que poderá reagir novamente e limitar altas futuras – ou pelo fato de termos um novo presidente em janeiro. O nível de incerteza sobre a continuidade da gestão da maior empresa do Brasil está subindo, como seria de esperar. No mercado internacional a cotação do barril WTI caiu de US$ 72,70 para US$ 68,70. O preço está caindo quase 3%, em reação ao relatório da OPEC, que lança a possiblidade de elevação da produção diária em até 1 milhão de barris a partir da reunião marcada para o final de mês que vem. Os dirigentes do cartel avaliaram que a redução da oferta do Irã e da Venezuela, associada à redução dos estoques globais, viabiliza o afrouxamento da política iniciada no ano passado. Essa queda é um fator importante para limitar a recuperação das cotações da Petrobrás, que teve seu valor impulsionado muito mais pela alta das cotações internacionais do que pelo aumento de sua eficiência operacional.

O Ibre-FGV divulgou a Sondagem do Comércio do mês de maio, que apresentou queda de 4,1 pontos, refletindo a percepção de desaceleração das vendas. Na pesquisa, o sentimento de piora é disseminado em todos os setores, mesmo no de bens duráveis, que vinha liderando o otimismo. Depois de bater sua máxima em dezembro, o índice já caiu quase 8%. Esse é mais um dado que mostra que a recuperação do primeiro trimestre foi muito mais lenta que o imagina e que o segundo não está diferente. Na abertura o dólar operava em estabilidade, mesmo com a queda do euro ao nível de maio do ano passado, e os juros caíam menos do que o sinal da pesquisa do comércio poderia sugerir. A tendência de aumento da percepção de risco vai continuar a pesar nos preços dos ativos.

Sobre a Nova Futura Investimentos

Sócia-fundadora da BM&BOVESPA, a Nova Futura Investimentos, corretora instituída no ano de 1983, atua nos mercados de commodities, renda fixa, renda variável e seguros. Com uma presença nacional de destaque, a instituição financeira conta com 14 escritórios espalhados por diversas cidades do país.

Em março de 2016, começou seu plano agressivo de expansão para o segmento de varejo, mercado no qual ainda não atuava e, recentemente, assumiu os clientes da parceira PAX, do Grupo Pague Menos, ampliando sua carteira para 9.000 clientes.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::