TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 18 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Norton alerta sobre golpe que utiliza Uber para roubar informações de usuários

A campanha propagada por e-mail induz o usuário a entregar informações pessoais e financeiras para cibercriminosos

A Norton by Symantec, empresa líder em segurança da informação, identificou uma campanha de phishing com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços da Uber. O objetivo dos cibercriminosos é roubar dados pessoais e financeiros das vítimas. Ao acessar o link disponibilizado no e-mail, a vítima é redirecionada para uma página na qual é induzida a cadastrar-se na Uber para receber o desconto. Ao clicar no botão de cadastro, o usuário é redirecionado para uma página com layout semelhante a da Uber, onde são requisitados dados como nome, CPF, telefone, além de informações do cartão de crédito.

Imagem do falso e-mail:

Ao completar os dados, um pop-up confirmando o "sucesso no cadastro" é apresentado e a vítima é, enfim, redirecionada para a página oficial de login da Uber.

"Este tipo de golpe não é novo, mas ver que uma campanha como essa continua afetando milhares de pessoas reforça a atenção que o usuário deve ter com promoções de empresas populares. Sempre desconfie de promoções muito vantajosas, principalmente se não for capaz de confirmar a procedência", afirma Nelson Barbosa, especialista em segurança da Norton.

Os consumidores acreditam estar seguros e protegidos online, porém os hackers têm provado o contrário, roubando US$ 172 bilhões de 978 milhões de consumidores em 20 países no último ano, de acordo com o Norton Cyber Security Insights Report 2017. "As pessoas estão se tornando mais confiantes a medida que vão ganhando experiência no mundo digital e acreditam correr baixo risco de se tornar vítima de crimes virtuais" finaliza Nelson.

Como evitar golpes que utilizam e-mails falsos

Remetente: o domínio pode aparentar ser verdadeiro como "@empresa.com", mas observe se é do endereço utilizado pelo suposto remetente do e-mail;
Destinatários: múltiplos endereços indicam um envio massivo;
Assunto: os e-mails falsos utilizam assuntos que demonstrem urgência para atrais a atenção das vítimas, como pendências de pagamento de serviços populares e atualização ou revisão de uma conta ou serviço;
Links: nunca clique no link sem ter certeza de que o mesmo é confiável;
Conteúdo: erros de ortografia, ofertas muito vantajosas ou a ameaça de que algo ruim vá acontecer caso não sejam seguidas as instruções do e-mail são indícios que ele pode ser falso.

Sobre a Symantec

A Symantec Corporation (NASDAQ: SYMC), líder mundial em segurança cibernética, ajuda organizações, governos e pessoas a protegerem seus dados mais importantes, onde quer que estejam. Organizações em todo o mundo buscam na Symantec soluções estratégicas e integradas para se defenderem de ataques sofisticados, seja em endpoints, na nuvem ou em infraestrutura. Da mesma forma, uma comunidade global de mais de 50 milhões de pessoas e famílias confia nas suítes de produtos Norton e LifeLock da Symantec para proteger suas vidas digitais em casa e também em seus dispositivos. A Symantec opera uma das maiores redes civis de inteligência cibernética do mundo. Isto permite que a empresa identifique e ofereça proteção contra as ameaças mais avançadas. Para obter informações adicionais, visite o site www.symantec.com ou conecte-se conosco no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::