Brasil,

Conheça 5 itens importantes para verificar no carro antes de viajar no feriado de Carnaval

Muitos carros estarão circulando pelas rodovias no feriado prolongado e realizar a manutenção preventiva é imprescindível

Viajar é sempre bom. Por isso, realizar a manutenção preventiva antes de tirar o carro da garagem, poupa estresse e dor de cabeça desnecessários. Foi a partir de um problema com o motor do carro que deixou o sócio fundador do Grupo VA, holding responsável pela franquia Doutor Lubrifica, no meio da estrada, que o executivo percebeu a necessidade de criar um negócio que atendesse as demandas de última hora dos clientes que costumam pegar a estrada com carro próprio. Segundo o diretor da marca, Bruno Betiati, os serviços são rápidos e contam com unidades por todo o país. “O final do ano realmente é uma época muito corrida em que as pessoas têm muitos compromissos. A manutenção preventiva do veículo que irá transportar toda a família não pode ficar em segundo plano e, sair com o carro sem revisão, pode ser algo muito perigoso e custar muito caro no final”, afirma.

Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016 o número de veículos atendidos nas estradas do país ultrapassou os 2,3 milhões. Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou a quase 942 mil. Por isso, Bruno Betiati dá algumas dicas importantes para você não ficar parado nas estradas:

- Um dos equipamentos de segurança mais importante do carro são os freios, então, trocar os fluídos em média uma vez por ano é indispensável. Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento;

- Fique sempre atento a quilometragem e as necessidades das trocas dos óleos lubrificantes e dos filtros. Em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses as trocas devem ser realizadas. Deixar essa manutenção preventiva para depois pode causar danos irreversíveis ao motor e grandes prejuízos ao bolso. Se o carro for de direção hidráulica, as trocas do óleo da caixa de direção também são necessárias;

- Sair de casa com pneu careca, nem pensar! O limite de segurança de um pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca" e o veículo pode ser apreendido. Alinhar e balancear os pneus também é um item de segurança básico e não se esqueça de conferir a calibragem;

- Triângulo, macaco e chave de roda são os itens necessários. Não confira apenas se estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada;

- Não se esqueça de conferir o nível da água para que a temperatura ideal do motor seja mantida. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-la antes de viajar;

- As palhetas dos vidros dianteiros e traseiros são itens essenciais de segurança. Sempre verifique se as borrachas estão ressecadas e substituam quando necessário.

- Sistema elétrico, faróis e lâmpadas também são itens indispensáveis de segurança. É importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.

- A manutenção não deve ser feita somente para viajar, na volta, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral. Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas. Se o carro tiver ido ao litoral, ou se trafegou de forma intensa em estradas de terra, faça uma limpeza cuidadosa da carroceria e cabine. Manter o veículo limpo facilita a identificação de eventuais vazamentos de óleo e outros fluídos.

O Grupo VA

Fundada em 2014, a Doutor Lubrifica faz parte do Grupo VA, holding composta pelas redes de franquias Evolute Profissionalizantes e Idiomas, ContabExpress e The Voucher. O Grupo VA surgiu após a criação da marca Evolute Cursos Profissionalizantes, em 2008, resultado da parceria entre os empresários Alexandre Loudrade e Vinicuis Almeida.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::