Brasil,

Grupo Swart amplia estufas e aumenta produção de flores em 2019

O produtor de Holambra espera produzir 1,4 milhão de vasos de kalanchoes no próximo ano. O crescimento previsto é de quase 28% em relação a 2018. Além da nova estufa, o produtor estuda diversificar o cultivo com novas variedades.

Entusiasmado com os números positivos de 2018, o Grupo Swart estima aumentar de 1,1 milhão de vasos de kalanchoes produzidos neste ano para 1,4 milhão de unidades em 2019, especificamente no vaso de Pote 15. Em 2017, foram 900 mil vasos produzidos. O produtor registrou neste ano um crescimento de 10% no faturamento, puxado pela ampliação da produção e por investimento na modernização das estufas. O resultado do Grupo segue a tendência de alta do setor de floricultura que deve fechar o ano com aumento do faturamento entre 7% e 8%.

As vendas ao consumidor final devem chegar a R$ 8 bilhões. A análise do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) é que o crescimento das vendas seja cinco vezes maior do que a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Os números do Grupo Swart reforçam o cenário do setor. Para atender à demanda, o produtor de Holambra ampliou a área cultivada de 27 mil m² para 38 mil m² com kalanchoes.

A área produzida ficará ainda maior em meados do próximo ano com a entrada em operação de uma nova estufa de 13 mil m². A receita da empresa para se manter competitiva - mesmo com o quadro econômico adverso dos últimos anos - foi investir em tecnologia, elevar a produtividade, trazer novidades e comercializar as flores por meio da Cooperativa Veiling Holambra.

“Vamos continuar arregaçando as mangas e trabalhando firme. O nosso desempenho em 2018 foi bem favorável. A meta para 2019 é continuar a aumentar a produção e as vendas. Vamos atingir 51 mil m² de área cultivada em 2019 e trabalhar com a nossa capacidade máxima”, diz o diretor do Grupo Swart, Victor Villa Nova.

Ele explica que a comercialização das flores via Cooperativa Veiling Holambra é fundamental para manter a competitividade do Grupo. O diretor afirma que nesse canal de distribuição existe a garantia do recebimento das vendas e também uma redução de custos internos. “Nós não temos a crise do recebimento porque a cooperativa garante o pagamento de todas as vendas e não corremos risco de inadimplência”, afirma.

Novidades

Villa Nova ressalta que o setor produtivo está confiante em uma retomada da economia brasileira em 2019. Ele diz que a tendência é de elevação dos investimentos. “Nós nos antecipamos para atender à demanda futura e instalamos uma nova estufa de 13 mil metros. Vamos começar a utilizá-la em meados do próximo ano”, diz.

Além da nova área para o plantio, outra novidade será a diversificação do portfólio de produtos e também do tamanho de vasos. “Não posso adiantar quais serão as novas culturas que iremos produzir e lançar no mercado. Estamos trabalhando com breeders (melhoristas) europeus e vamos apresentar novidades em 2019. Também vamos colocar no mercado o vaso de tamanho 8. Hoje nós trabalhamos com o pote 15”, antecipa.

O diretor observa que a kalanchoe é uma flor fácil de cuidar, que precisa de água no máximo duas vezes por semana, e que tem um preço final que atrai consumidores de diferentes classes sociais. “Oferecemos no mercado plantas de cores vibrantes que são as preferidas dos brasileiros”, comenta.

O Grupo Swart tem quatro unidades de produção no Brasil. Os produtores cultivam kalanchoe em dois sítios em Holambra (SP). As rosas são produzidas em Andradas (MG) e em Ubajara (CE). O principal mercado comprador das flores da marca são os autosserviços (supermercados e hipermercados).

Sobre o Grupo Swart

O Grupo Swart é referência nacional no cultivo de rosas de corte e de kalanchoes, sendo considerado um dos principais produtores de flores de alta qualidade do Brasil. O produtor tem quatro unidades produtivas: duas de kalanchoes em Holambra (SP), uma de rosas em Andradas (MG) e outra em Ubajara (CE). As flores produzidas pelo Grupo Swart são comercializadas para todo o Brasil por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: