Logo
Imprimir esta página

Equilíbrio entre vida pessoal, saúde e trabalho é fundamental para o sucesso, afirma consultor

Legenda da Imagem: Roberto Vilela destaca atitudes para encontrar o equilíbrio na rotina Legenda da Imagem: Roberto Vilela destaca atitudes para encontrar o equilíbrio na rotina Créditos da Imagem: Daniel Zimmermann

Horas seguidas na empresa só serão produtivas se houver uma clara definição de onde se quer chegar, de acordo com Roberto Vilela. Para o profissional, é preciso ter cuidado com as três frentes, que andam lado a lado

Conseguir uma promoção no trabalho, realizar uma viagem em família, praticar esportes. Muitas vezes a alta demanda de funções acumuladas durante a rotina parece sufocar o ponto de equilíbrio de qualquer pessoa. O resultado, segundo a International Stress Management Association, é que 69% dos brasileiros estão estressados. Para o consultor empresarial Roberto Vilela, o número só destaca a importância de encontrar uma maneira eficaz de gerenciar o próprio dia a dia.

“Com a crise econômica se tornou ainda mais comum acumular tarefas, especialmente no trabalho. Isso faz com que muitos profissionais passem horas a fio se dedicando ao emprego e não necessariamente rendendo. Eles deixam de conviver com a família, esquecem de cuidar de si mesmos para estar ainda mais presentes na empresa e, no entanto, não conseguem entregar mais do que antes. Esse comportamento deixa claro que a falta de equilíbrio prejudica todos a vida do profissional”, destaca Roberto.

O consultor, que há 28 anos atua com companhias de diversos segmentos, especialmente na área comercial, destaca algumas ações que ajudam a organizar o dia a dia:

1 - Defina seus objetivos
“Nadar e morrer na praia é comum porque muita gente não se programa nem sabe aonde quer chegar profissionalmente. Para trabalhar de forma assertiva é preciso ter claros os objetivos que devem ser atingidos. O mesmo vale para o âmbito pessoal. Se você quer comprar um carro, talvez tenha que abrir mão de uma viagem ou vice-versa”, destaca o consultor.

2 - Planeje a sua semana
Roberto indica que todas as atividades estejam claras antes de um novo período de trabalho começar. “Coloque na sua agenda os compromissos profissionais e pessoais. Quando se consegue visualizar o que tem pela frente, é mais fácil definir o que será feito primeiro, o que pode esperar e o que dá ou não para encaixar na rotina. Essa organização também ajuda a encontrar um equilíbrio para uma alimentação mais saudável, tirando um tempo para isso, ou mesmo alguns momentos de lazer”, diz.

3 - Realize atividades físicas
“Até 2011 eu era sedentário. Senti na pele o peso da rotina na minha saúde e produtividade. Não conseguia direcionar toda a energia que precisava para o trabalho ou a família e estava sempre sobrecarregado. Comecei a correr e hoje pratico essa atividade regularmente. Ganhei não só condicionamento e disposição, mas muito mais saúde para realizar todos os planos, seja no trabalho ou na vida pessoal. Escolher uma prática e colocar esse esporte na rotina pode ser o ponto chave para o equilíbrio”, compartilha Roberto.

4 - É realmente necessário estar conectado 24 horas?
O consultor também lembra que há momentos em que é importante se desligar. “Você precisa mesmo estar com o celular embaixo do travesseiro? Estar nas redes sociais o tempo todo? Muitas vezes esse costume é prejudicial para os negócios. É desagradável ter uma reunião com alguém que está sempre de olho no smartphone ou que naquele evento com amigos não desgruda da tela. E você não rende em nenhum âmbito e ainda prejudica as relações com as pessoas à sua volta”, destaca.

5 - Elimine o que for desnecessário
Por fim, Roberto explica que a organização das atividades mostrará que nem tudo precisa ser feito. Para encontrar equilíbrio na rotina e ser eficiente em todos os campos, algumas ações poderão ser descartadas. “Seja algo do trabalho que pode ser delegado ou mesmo automatizado, e até mesmo a decisão de deixar de conviver com algumas pessoas do seu círculo. Ao se organizar em busca de equilíbrio, você perceberá que cuidar da saúde é mais eficaz do que reclamar da velha dor de cabeça, ou que aproveitar as horas de folga para fazer algo que lhe agrada é mais interessante do que ouvir as reclamações constantes de um amigo. Pode ser difícil, mas são mudanças essenciais para que a rotina ganhe em qualidade”, finaliza.

Sobre o consultor
Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 17 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto