Brasil, 20 de Agosto de 2018

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Quase 70% do jovens brasileiros desejam empreender

Quase 70% do jovens brasileiros desejam empreender

Pesquisa realizada pela Fundação Estudar aponta que somente 8,8% deles realizam o sonho de ter o próprio negócio

A maior parte dos jovens deseja empreender, é o que revela um levantamento realizado pela Fundação Estudar com brasileiros entre 18 a 34 anos, que apontou que 69,8% dos entrevistados querem abrir um negócio próprio, mas apenas 8,8% deles são empreendedores de fato. A crise foi apontada como um dos fatores para 13,9% deles desistirem do sonho de empreender, ainda que momentaneamente, para procurar um emprego estável.

João Paulo Gonçalves, 33 anos, diretor da Lista Mais - plataforma que conecta negócios locais a potenciais clientes -, faz parte dessa pequena parcela de jovens, que conseguiu realizar o sonho de ter o próprio negócio. O empresário tem uma história inusitada, pois se tornou o proprietário da empresa onde conseguiu o seu primeiro emprego, como estagiário. A oportunidade vivenciada pelo empreendedor da Lista Mais é diferente do que acontece com a maior parte dos jovens brasileiros, pois segundo a pesquisa da Fundação Estudar 53,5% dos entrevistados afirmaram que não trabalharam em lugares com oportunidades intraempreendedoras.

O conhecimento nas áreas de tecnologia e gestão de negócios foi essencial para que João Paulo, que graduou-se em Sistemas de Informação e cursou MBA em Gestão Empresarial, pudesse chegar ao cargo de CEO e comprar uma parte da empresa. “Ao longo dos anos eu fui conhecendo cada departamento da organização, pois fui responsável por reestruturá-los, além de implementar diversos sistemas na Lista Mais”, conta. João Paulo passou pelos cargos de estagiário, analista de sistemas, gerente financeiro e, por fim, sócio e CEO do negócio, e foi responsável por levar a empresa para o mundo digital.

A oportunidade de empreender apareceu quando uma sócia da empresa decidiu vender sua parte no negócio, que naquela época estava em uma situação um pouco complicada. “Eu conhecia muito bem a empresa, sabia o que precisaríamos mudar para que ela alcançasse todo o seu potencial”, comenta o empresário. O então colaborador fez uma proposta audaciosa, de pagar R$ 100 mil inicialmente, e mais R$ 300 mil parcelados ao longo de anos.

A estratégia deu certo, com as mudanças que João Paulo realizou, a empresa começou a ganhar fôlego e a apresentar uma rentabilidade alta, com taxa de crescimento anual de aproximadamente 20%. Com o advento da internet, em 2010 a empresa passou a operar também no mundo digital, oferecendo uma plataforma completa para a comunicação de empresas e clientes.

Atualmente a empresa conta com mais de 3 mil clientes e três unidades próprias em Presidente Prudente, Araçatuba e em Birigui (SP), faturou R$ 6,6 milhões em 2016 e movimentou R$ 7 milhões, no ano passado.


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