Logo
Imprimir esta página

Práticas de Liderança e Gestão de Pessoas nas Organizações

Em tempos de grande estímulo à individualidade e acirrada competição entre as pessoas essa realidade se traduz também nas organizações. Diariamente, profissionais se desdobram cada vez mais para realizar suas atividades e sobressair frente aos seus colegas relegando o convívio com amigos e família. São profissionais que se dedicam ao trabalho com cargas horárias acima do limite razoável, por vezes além de sua capacidade.

Em muitas organizações e, principalmente nas melhores empresas para trabalhar observa-se uma nova perspectiva de trabalho. Nestes locais, as pessoas acreditam que os colegas as veem como indivíduos completos, com família, hobbies e paixões além do trabalho. Juntas, se divertem e comemoram conquistas pessoais e profissionais como uma grande equipe que se esforça para a colaboração mútua em um ambiente hospitaleiro.

E quem pode estimular esse ambiente de equipe e crescimento mútuo? Sem dúvida, é a liderança. Líderes não devem forçar ou controlar o relacionamento e a camaradagem, mas atuar de modo que inspire confiança nos colaboradores. Isso é fundamental, pois sem confiança as pessoas tendem a serem menos autênticas, preferindo observar a liderança em busca de sinais sobre a forma que essa entende ser a mais apropriada na atuação e relacionamento do dia-a-dia.

Não raro observamos líderes que estimulam o individualismo e a competitividade exagerada em suas equipes, criam muitas situações para que as pessoas possam competir entre si não estimulando momentos de verdadeira colaboração. Segundo Márcio Camargo, professor do Curso de Capacitação em Práticas para Liderança e Gestão de Pessoas da Fundação Vanzolini e diretor do Great Place to Work, precisamos entender também que os colaboradores estão observando seus líderes o tempo todo e se estes não souberem atuar em equipe, não se preocuparem em apoiar outros líderes em suas necessidades e não exercerem a camaradagem com outras pessoas, dificilmente a equipe o fará rumo a um objetivo único.

Bons também líderes se preocupam honestamente em receber da melhor forma possível seus novos colaboradores e inseri-los na equipe, falam sobre os desafios da área, sobre o funcionamento da equipe, apresentando todas as pessoas que compõem o time, e demonstram preocupação com a inserção do novo contratado. Portanto, estimular a camaradagem entre as pessoas da equipe, contratar novos colaboradores e recebê-los de forma diferenciada são alguns dos aspectos essenciais na atuação do líder na gestão de suas equipes. Mas a responsabilidade do líder na gestão das pessoas também contempla outras práticas como desenvolver os colaboradores, inspirar a equipe, motivar as pessoas e celebrar as conquistas.

O Curso de Capacitação em Práticas de Liderança e Gestão de Pessoas nas Organizações da Fundação Vanzolini foi pensado e estruturado de forma a apoiar líderes em todo o ciclo de gestão de pessoas. Desenvolvido de forma prática com casos reais, o programa conta com professores que atuam profissionalmente no mercado e, portanto, tem condições de trazer a prática do dia-a-dia para a discussão em sala de aula.

Sobre a Fundação Vanzolini:

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

A instituição é centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.

Visite o site da Fundação Vanzolini


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto