Logo
Imprimir esta página

Como ser reprovado em um processo seletivo antes mesmo da entrevista

Como ser reprovado em um processo seletivo antes mesmo da entrevista

Claudio Riccioppo de Moraes, eleito pela LAQ (Latin American Quality Institute) Executivo de RH do ano de 2017 e um dos maiores especialistas em apoio a recolocação profissional no mercado, hoje na Ricci RH (www.riccirh.com.br) lista os maiores vilões causadores de eliminações antes mesmo da entrevista e ainda na fase inicial do curso dos processos seletivos.

“Inúmeras vezes reprovei candidatos ao telefone, qualificações técnicas posso buscar iguais em diversos currículos por isso atento-me muito às pessoais

Uma frase muito comum no meu dia a dia para com meus clientes é: você não terá a segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Se você acredita não estar 100% pronto para apresentar resultados obtidos, atividades desenvolvidas cronologicamente, ou acredita precisar de apoio na construção de uma apresentação profissional vencedora, não hesite e busque um especialista em assessoria de carreira ou trate de estudar sua trajetória profissional, seus diferenciais, habilidades de destaque, para que essas informações possam ser apresentadas e na hora correta durante o curso das entrevistas, lembre-se que em média você não terá se quer 60 minutos para conquistar a posição almejada e que estes poucos minutos podem fazer total diferença na sua história de vida e profissional, não permita-se por detalhes deixar de alcançar algo que gostaria e poderia ser seu, portanto abaixo listo dicas do que não fazer minimizando os riscos de reprovação antes mesmo de iniciar a entrevista de emprego.

* Ao receber a ligação do selecionador mostre interesse, fina educação e respeito, isso pode parecer o mínimo mas não é e nem um pouco! Lamentavelmente a maior parte das pessoas não sabe se quer receber uma ligação de uma empresa de RH ou recrutador e é eliminada sem se quer participar da entrevista.

* Se você não está em um lugar que tenha papel e caneta tente ir no curso da ligação se aproximando de algum lugar que tenha, pois terá que anotar o endereço, dia e hora, você "obrigar" o avaliador a ter que lhe mandar um e-mail por não ter conseguido chegar a um lugar que tenha como anotar pode lhe fazer correr o risco deste esquecer ou acabar ocorrendo qualquer outro obstáculo que você deixe de receber o envio e se quer poderá comparecer a entrevista.

* Estude a empresa antes de comparecer, conheça o que ela faz, qual seu modelo de negócio, é muito chato quando o candidato chega pra mim e pergunta: é vaga de que? Isso é empresa de que? Ora... Só isso já me responde o suficiente quanto ao tamanho do interesse do candidato na vaga.

* Se você for ao casamento de sua filha, ou sobrinha, ou alguém que lhe é realmente importante você iria de calças jeans? Iria de Tênis? Por que geralmente essa resposta é não? Porque você respeita esse momento e quer se apresentar da melhor maneira possível, logo, por que pensar diferente ao comparecer a uma entrevista de emprego?

* Não dite as regras do jogo, se o recrutador pediu seu currículo impresso e atualizado e você concordou em levar desta maneira não chegue na empresa sem um e peça um e-mail para que possa enviar, você pode resolver o problema da entrega do currículo mas já encaminhou uma mensagem ruim ao recrutador.

* Ao sentar-se à frente do entrevistador evite segurar a cabeça, bocejar, ou aparentar baixa energia, as empresas querem contratar alguém motivado e cheio de energia para colaborar com seu crescimento.

* A fim de gerar empatia inicial com o entrevistador fique presente em seu olhar e resposta corporal enquanto ele fala, o simples gesticular de uma cabeça já mostra que você está atento ao que ele fala, saiba aguardar a hora de começar a falar, quem inicia o bate-papo e o conduz é o entrevistador deixe-o confortável nessa função.

* Esperou na recepção por 15 minutos e já foi até a secretária avisar que está com pressa e se pode ser entrevistado logo pois possui outro compromisso logo em seguida... Não gosto de atrasos mas sei que eles acontecem e precisamos ser razoáveis, se o profissional já marcou outro compromisso bem em cima da entrevista que marcou comigo já me parece que não está tão interessado na minha oportunidade.

* Currículo desatualizado, amassado, rasurado... Se você se apresenta assim para o recrutador como quer que este entenda a maneira que irá apresentar seus serviços?

Website: http://www.riccirh.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto