Brasil,

6 Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Debora Katrip
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

6 Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing

por Yuri Moreno*

Há tempo atrás assistimos no cinema a ficção das inteligências artificiais, onde o futuro vislumbra máquinas tão ou mais engenhosas quanto o homem, tal como em Blade Runner! Ainda não chegamos a esse patamar, porém, hoje não é tão surreal pensar que dispositivos projetados para agir de forma inteligente são parte da nossa rotina. E, claro, não poderia ser diferente com o marketing digital.

“Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias. Vive em San Francisco e acompanha as movimentações do Vale Silício.

Dados do Mercado

Abaixo números que confirmam o cenário na área de inteligência artificial aplicada ao marketing:

-Segundo o relatório State of Marketing da SalesForce deste ano, 3.500 profissionais de marketing do mundo todo acreditam que seu uso irá crescer em 53% (maior do que qualquer outro tipo de tecnologia) nos próximos 2 anos.

“51% deles já a utilizam em campos como
hiper personalização do conteúdo
e da recomendação de produtos,
landing pages dinâmicas,
jornadas preditivas e business insights”

- 8 em cada 10 executivos da área acreditam que a AI está preparada para revolucionar a indústria até 2020, de acordo com a Accenture Interactive.

- 20% das companhias implementaram a tecnologia AI de uma maneira significativa pela Mckinsey Global Institute.

- A grande maioria de CMOs do varejo dos Estados Unidos e Reino Unido investiram 100 milhões de dólares no campo em 2017 por WBR Digital e Persado.

A implementação da tecnologia que busca imitar a inteligência humana parece um conceito ainda pouco tangível de ser concretizado. Mas a realidade é que hoje em dia já há diversas técnicas e estratégias capazes de promover seu uso. Veja alguns dos exemplos, dos mais comuns aos avançados, da inteligência artificial incluem:

1.Chatbots: na melhoria do costumer servisse

2.Reconhecimento de voz e imagem: para resultados de busca mais rápidos em buscadores.

3.Motores de recomendação: de produtos mais precisos com algoritmos avançados, tal como a recomendação de livros da Amazon, a análise do seu gosto musical pelo Spotify e o comportamento de escolha de filmes pela Netflix.

4.Conteúdo e RP: Já pensou num conteúdo editorial e comercial produzido completamente por ela? Foi realidade no caso da WIRED. Já marcas como Sony e Hyundai fazem uso da tecnologia para encontrar o porta-voz perfeito via machine learning, combinando talentos que mais se adequem aos objetivos e campanhas.

5.Aquisição de mídia programada: Campanhas de mídia paga também estão mais autônomas com programas tipo Albert, que decide como, quando e onde alocar milhares de dólares em links patrocinados e Jivox, criador de blocos de anúncios dinâmicos baseado nas fontes de dados de cada etapa da jornada do consumidor. Você também pode otimizar sua campanha com análises em tempo real, detectando anomalias e chances de aumento da taxa de conversão.

6.Retargeting inteligente: Visitou um e-commerce de flores e foi stalkeado com anúncios de varejistas internet afora? A inteligência artificial ajuda a identificar seus hábitos de compra associados a produtos específicos e quando aquele carrinho abandonado se transformou em compra, além de enviar a você mensagens de retargeting customizado quando o preço que você quer atingir o valor desejado.

E os resultados?

Com essas aplicações da AI há uma efetividade maior no engajamento do cliente com o conteúdo cada vez mais pessoal e segmentado; Maior segurança de dados; aumento na performance de campanhas de forma sistematizada.

Ainda não sabemos ao certo como e quando essas novas aplicações serão complementares ou até onde elas substituirão nosso trabalho atual, porém já é claro que isso não é mais ficção científica e que vamos ver progressos revolucionários nesses próximos 5 anos em quase todas as
áreas.

*Yuri Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias. Atualmente vive em San Francisco onde acompanha in loco todas movimentações no Vale do Silício.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar