Brasil, 17 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Ano só será novo se corrigirmos os velhos erros

O texto é uma reflexão sobre o futuro do Brasil em 2018, destacando o ano eleitoral e as promessas para área de educação, saúde e segurança.

O título deste texto refere-se a uma reflexão que todos os brasileiros fazem a cada dezembro, principalmente às vésperas de um ano eleitoral como será 2018. Conseguiremos superar os graves problemas que nos têm afastado do desenvolvimento, como a corrupção, o excesso de impostos e burocracia, a precariedade da infraestrutura, o desequilíbrio fiscal do Estado, insegurança jurídica e descaso com a saúde e a educação?

A democracia, felizmente, nos oferece mais uma oportunidade de contribuir para solucionar esses graves problemas, por meio do voto nas eleições para presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais, previstas para o próximo ano. Não basta, entretanto, uma atitude de bom senso e consciência por parte dos cidadãos. É fundamental, sobretudo, que os políticos que se candidatarem aos cargos eletivos mais importantes da República tenham absoluto compromisso com o País e a sociedade.

Não é mais possível que os candidatos, ao serem eleitos, continuem mantendo uma atitude de negligência perante as prioridades nacionais e focados nos interesses minoritários de grupos, pessoas ou partidos. A realidade expressa nas investigações policiais, prisão e aplicação de sentenças criminais a empresários, políticos e autoridades, como jamais se observara antes em nossa história, demonstra que o Brasil está mudando. Por isso, é pertinente reciclar a esperança e nutrir responsável otimismo quanto à nossa capacidade de reconstruir a Nação a partir do novo ano.

Uma das prioridades nesse processo de retomada do desenvolvimento é a educação, base mais importante para a democratização das oportunidades, aprimoramento da sociedade, competitividade econômica e justiça social. É inadmissível que o ensino público continue precário, com escolarização deficiente, evasão escolar e aprendizado muito abaixo daquele que se observa em outros países, inclusive nos emergentes, com os quais competimos, e alguns de nossos vizinhos sul-americanos.

Não há exagero em dizer que um choque de qualidade no ensino seria muito eficaz para que, já na próxima geração, o Brasil desse um imenso passo na solução de todos os demais problemas que têm emperrado sua prosperidade e que são objeto de nossas indagações a cada final de ano. Um povo educado e culto é mais ético, correto, cuidadoso com a saúde, zeloso com o meio ambiente, menos preocupado com a burocracia e mais focado e capaz de ser produtivo e eficiente. Uma população inserida na chamada sociedade do conhecimento produz políticos e autoridades mais competentes, honestos e aderentes aos conceitos de compliance.

Assim, que possamos, em 2018, iniciar a tão necessária melhoria da educação pública, mudando o Brasil a partir das salas de aula!

*Rubens F. Passos, economista pela FAAP e MBA pela Duke University, é presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE) e presidente do Conselho da Enactus Brasil.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo