Brasil,

Disputa de mercado é uma forte arma para o combate à corrupção, destacam Ricardo Tosto e Jorge Nemr

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria Ricardo Tosto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Disputa de mercado é uma forte arma para o combate à corrupção, destacam Ricardo Tosto e Jorge Nemr

Para que as empresas norte-americanas não ficassem em desvantagem em relação a companhias de outros países, EUA passaram a pressionar o resto do mundo a também adotar medidas anticorrupção

Combater a corrupção possui efeitos impactantes em um país – o principal deles trata-se do benefício à população. Com a redução dos desvios de dinheiro público, consequentemente, sobram mais recursos para investir em áreas como a saúde e educação, por exemplo. E um fator determinante para esse combate à corrupção no Brasil e no mundo é, justamente, a disputa de mercados, destacam os sócios do Leite, Tosto e Barros Advogados, Ricardo Tosto e Jorge Nemr.

Um dos mais fortes exemplos dessa premissa gira em torno da chamada Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) - uma lei federal norte-americana, promulgada em 1977, cujo objetivo é proibir as empresas que atuam nos EUA de corromperem funcionários para conquistarem qualquer tipo de vantagem.

A questão é que pouco após a criação da FCPA, observou-se que as empresas norte-americanas teriam uma grande desvantagem na disputa com empresas de países em que as "propinas" faziam parte dos negócios - principalmente em áreas como defesa e infraestrutura, salientam Ricardo Tosto e Jorge Nemr. Os advogados explicam que como estratégia para superar esse obstáculo, os Estados Unidos, então, passaram a pressionar os outros países a também adotarem legislações parecidas, que condenassem tais práticas de corrupção. A tática, porém, apesar de ter sido iniciada na década de 70, só ganhou força a partir de 2008 - com a iminência da crise econômica mundial que afetou vários países.

Ricardo Tosto e Jorge Nemr apontam que segundo dados do Departamento de Justiça Americano, entre os anos de 2007 e 2011 foram aplicadas mais multas e sanções pautadas na FCPA do que nos trinta anos anteriores. Como parte dessa estratégia, os Estados Unidos também dificultam o acesso ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial para aqueles países que não se empenham em criar medidas de combate à corrupção.

O caso FIFA

O caso mais recente das investigações na Fédération Internationale de Football Association (FIFA) é outro indício da influência que a disputa de mercados possui no combate a corrupção, acentuam os advogados Ricardo Tosto e Jorge Nemr. Eles reportam que em 2013, as atividades esportivas foram responsáveis por movimentar cerca de US$ 80 bilhões – mais de 40% desse montante, entretanto, pertence apenas o futebol, que há décadas é o esporte mais rentável do planeta.

Ao observar esse cenário, onde mais de US$ 36 bilhões anuais eram controlados por uma única organização estrangeira e supostamente corrupta, os Estados Unidos fizeram, novamente, valer para o mundo suas leis anticorrupção
com o objetivo de permitir uma disputa mais justa nesse mercado.

No cenário nacional

O exemplo brasileiro desse processo é a Operação Lava Jato aplicada na Petrobras. Com a descoberta dos esquemas de corrupção praticados pela empresa, abre-se um novo mercado para empresas estrangeiras – já que este deixará de ser controlado apenas por grandes empresas brasileiras. O fato é que o pagamento de propina coloca as companhias em um patamar privilegiado, tornando a competição impraticável para as empresas estrangeiras, lembram e finalizam Ricardo Tosto e Jorge Nemr.

Website: https://ricardotosto.blog/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar