Brasil, 18 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Selic: cenário para 2018 é incerto, mas ainda há espaço para novos cortes de juros, avalia SPC Brasil

Trajetória de queda da inflação poderia permitir novos cortes no próximo ano, mas com as incertezas de um ano eleitoral, ainda restam dúvidas

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) considera acertada a decisão tomada na noite desta quarta-feira (06/12) de reduzir a taxa Selic em 0,5 pontos percentuais. Com esse novo corte, a taxa básica de juros da economia brasileira diminui de 7,5% para 7,0% ao ano, atingindo uma nova mínima histórica – abaixo dos 7,25% observados entre o final de 2012 e o início de 2013.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a inflação em baixa e o ritmo ainda lento do crescimento favoreceram a queda dos juros. “A trajetória de queda da inflação justifica novos cortes, ainda que em ritmo menor nas próximas reuniões do Copom”, afirma.

O presidente do SPC Brasil pondera, no entanto, que as incertezas de um ano eleitoral podem fazer o Banco Central a interromper o ciclo de queda. “Mesmo que a inflação permaneça sob controle, haverá as incertezas próprias de um ano eleitoral. Além disso, a agenda das reformas, que caminha para um momento decisivo, deverá influenciar a política monetária”, explica Pellizzaro. “Hoje, existe a possibilidade de que a Reforma da Previdência seja aprovada ainda este ano. Se acontecer, cria-se um cenário muito mais favorável para mais um corte de juros em 2018, fazendo a Selic cair abaixo de 7,0% e entrar em uma nova mínima histórica.”

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::