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E-commerce na Black Friday: veja os principais cuidados na hora de comprar

Os consumidores já se preparam para a Black Friday, a tradicional data do varejo norte-americano que conquistou os brasileiros. Adotada no Brasil em 2010, se tornou um dos maiores eventos do e-commerce no país, ficando atrás apenas do Natal. Segundo um levantamento feito pelo Google, estima-se que a próxima Black Friday, agendada para o dia 24 de novembro, deverá render R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet, uma alta de 15% em relação a 2016.

Ainda de acordo com a pesquisa, 26% das pessoas ainda não sabem se irão aproveitar as promoções durante o evento varejista por não confiarem em sites de comércio eletrônico. Mesmo com pesquisas sobre a confiabilidade da loja online, nessa época é muito comum o aumento de anúncios nas redes sociais e de mensagens de e-mail com produtos promocionais que pedem aos consumidores a clicarem para “aproveitarem as ofertas”. No entanto, muitas dessas propagandas são uma tentativa de acesso a dados de terceiros para aplicação de golpes e fraudes em compras online. Por isso, algumas dicas de segurança devem levadas em consideração na busca pelo menor preço, como a verificação da existência de um Certificado Digital SSL, que garante a credibilidade do site visitado.

Confira abaixo cinco dicas que o especialista Lucas Vieira, gerente de produtos da Soluti, segunda maior Autoridade Certificadora do país, selecionou como alerta aos consumidores para aproveitarem os descontos no comércio eletrônico, sem abrir mão da segurança durante as compras online.

1. Veja se o site visitado possui a solução SSL instalada

A ferramenta SSL (Secure Socket Layer) é um modelo de certificado digital cujo objetivo é fornecer segurança na comunicação entre o cliente e o servidor. Para identifica-lo, basta o usuário verificar se há um símbolo de um cadeado verde e o protocolo “https”, que são exibidos na barra de endereços do navegador. “O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, explica Vieira.

2. Verifique se o e-commerce possui o selo de segurança do Certificado SSL e se há informações do Certificado e da empresa dona do site

Este selo permite que o usuário identifique se a página acessada tem um Certificado Digital SSL válido e se ele é emitido por uma Autoridade Certificadora confiável. Essas informações podem ser conferidas quando se clica no cadeado verde localizado na barra de navegação. Se aparecer o nome da entidade responsável por emitir aquele determinado certificado digital, isso significa que o website acessado é reconhecido por uma entidade certificadora e que possui uma boa reputação. Ele também garante que, quando o cliente aperta o botão comprar no carrinho, os dados fornecidos como o cartão de crédito, só poderão ser interpretados pelo servidor da loja virtual. Assim, caso alguma pessoa mal-intencionada tente interceptar não terá acesso, pois o SSL criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, garantindo a confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.

3. Tenha um antivírus

Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.

4. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca

A pesquisa do Google também apontou que, ao contrário do que acontecia nos primeiros anos de implementação do Black Friday, diminuíram os casos de consumidores receosos na hora comprar. Muitos investem mais tempo em pesquisar sobre a reputação das lojas antes de fecharem um pedido. Esse hábito gerou o aumento de 68% de pretensão de compra para este ano. Além de considerar a imagem da empresa, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.

5. Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão

Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.


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