Logo
Imprimir esta página

Reforma Trabalhista reforça a importância da tecnologia para o RH

A Reforma Trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer, em 13 de julho de 2017, propõe mais de 100 alterações na CLT, que está em vigor há 74 anos. O governo deseja modernizar e flexibilizar as relações de trabalho, abrindo espaço para negociações independentes entre empregado e empregador. Oficialmente, as novidades começaram a valer agora em novembro e traz mudanças na jornada, nas férias e até mesmo no trabalho intermitente.

Do ponto de vista tecnológico, é inviável se adequar à Reforma sem o apoio de um software atualizado, que garanta o cumprimento das novas regras em processos automatizados. Ciente disso, a TOTVS já fez os ajustes necessários nas suas plataformas de RH – que são flexíveis e já estavam com nível de aderência bastante adequado – porque acredita que soluções simples e fáceis de usar serão um diferencial na rotina das empresas durante esse processo de adequação.

Uma das principais alterações interfere na jornada de trabalho que, hoje, é de oito horas por dia, e permite até duas horas extras, totalizando 44 horas semanais. Com a mudança, a carga pode ter até 12 horas diárias, com 36 horas de descanso, mas mantendo o limite de 44 horas por semana. Já nas férias, o que muda é que na regra atual, o período de 30 dias poderia ser dividido em dois. Após a Reforma, elas poderão ser fracionadas em até três momentos, desde que um deles seja superior a 14 dias corridos e os demais a cinco dias corridos, cada um.

O trabalho remoto, o famoso home-office, que antes não era contemplado pela legislação, passou ser aceito e tudo o que o colaborador utilizar em casa para desempenhar as suas atividades – como os gastos com internet, energia e equipamentos – deverá ser formalizado com a empresa por meio de um contrato.

Outro ponto relevante diz respeito ao expediente intermitente, que não era contemplado na CLT, agora, o colaborador poderá ser pago por período e receberá pelas horas trabalhadas, mas terá todos os direitos assegurados como férias remuneradas, contribuição para a previdência, pagamento de 13º salário proporcional e FGTS. Essa forma de contratação também deverá ser registrada em contrato e o salário não poderá ser inferior ao salário mínimo por hora ou ao dos demais funcionários que exerçam a mesma função na empresa.

Com todas essas mudanças, as empresas precisam ter ferramentas que permitam controlar tudo isso em processos automáticos e que possibilite ao RH mais tempo para pensar na área de maneira estratégica – focando em ações que ajudem direcionar a gestão do capital humano à satisfação dos seus talentos e à produtividade. Sem inovação tecnológica, a área seguirá dedicada as funções operacionais.

A TOTVS está preparada para atender as necessidades da nova legislação, e está avançando no seu projeto de evolução de suas soluções de RH, previsto para ser finalizado em três anos e com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Além de seguir acompanhando as mudanças legislativas, a companhia investiu em um manual de orientações para clientes que irá ajudar a entender as mudanças e como os softwares irão ajudar.

“Acreditamos que ter processos automatizados é essencial para evitar multas e diminuir as possibilidades de erros neste momento de adaptação às novas regras. Além dos demais benefícios que a tecnologia traz para o RH, aqui o software atua como um agente facilitador da mudança”, afirma Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto