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Jovens empreendedores no ambiente escolar - preparação para o mercado de trabalho e para serem donos do próprio negócio

A hora certa para o início dessa preparação é quando ainda se está estudando, é nesse momento que se aprende a ter competências múltiplas, a trabalhar em equipe , a inovar, a ser criativo, a enfrentar desafios, onde o especialista em gestão de pessoas, Silmar Strubbe é Mentor de um projeto de Empreededorismo, que atua com jovens na faixa dos 16 aos 18 anos , estudantes do 2 ano do ensino médio na cidade de São Paulo.

Silmar é voluntário de uma associação educativa sem fins lucrativos, que é mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espirito empreendedor nos jovens ainda na escola, os estimulando em seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Quando se aplica os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, é quando são explicados os conceitos de livre iniciativa, da comercialização e da produção, assim proporcionando aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. "Isso o que o mercado quer, o que o mercado busca. Isso é saber empreender afirma Strubbe.

O projeto é desenvolvido em 15 encontros, sendo um encontro semanal, com duração de 3h30 minutos cada encontro, com a utilização e aplicação do método "Aprender Fazendo". Inicia o processo com sensibilização dos jovens, explicando a eles os objetivos do programa, para que assim possa formar um grupo em torno de 25 estudantes de forma voluntária, um grupo de futuros "Mini Empresários". Os encontros acontecem em horário oposto às aulas. Inicialmente se trabalha o conceito de empresas, suas origens, tipos e seus objetivos, a fim de mostrar que a partir de uma necessidade se produzem bem, consequentemente gerando à sua satisfação.

Nos encontros, através da ferramenta do brainstorming, é realizada a escolha do item a ser produzido e vendido pelos Mini Empresários, o estudo de viabilidade e pesquisa de mercado, levando em consideração concorrência e atributos socioambientais. Superada esta etapa é realizada a escolha do nome da empresa, nome do produto, a definição do capital social e a capacitação de recursos, através de vendas de ações. Sim, os jovens trabalham com recursos financeiros, realizam a captação através de investidores externos, acionistas, para que assim possam adquirir os insumos necessários para a fabricação. Na sequência é criada o organograma da empresa, que é composto pelo Presidente e quatro diretorias, sendo elas: Recursos Humanos, Produção, Financeiro e Marketing. Para ocuparem os seus postos, os respectivos representantes, os futuros Mini Empresário são eleitos por todos em sala de aula. Assim, então, se tornam Mini Empresários Cada diretoria forma a sua equipe de trabalho, são definidas as respectivas funções de cada membro, por existir uma série de controles e planilhas a serem preenchidas, para acompanhamento das atividades práticas. Cada diretoria exerce suas funções em uma parte do encontro, mas todos devem produzir. O departamento de Recursos Humanos deve controlar as jornadas de trabalho, fazer à folha de pagamento, promover treinamentos e manter a equipe motivada. O departamento de marketing, por sua vez, realiza as campanhas de vendas, mantém as mídias sociais atualizadas, promove o logo\marca do seu produto. O departamento financeiro é o responsável pelo caixa da empresa, de seus controles e o departamento de produção pelas etapas produtivas e a qualidade do produto. E na fase de encerramento da empresa tem a apuração dos seus resultados, devolução do capital investido aplicado e os dividendos aos acionistas, apuração dos impostos e esse valor é doado para uma instituição que foi escolhida por todos integrantes da miniempresa.

Segundo o especialista Silmar Strubbe, ao final do projeto é perceptível o amadurecimento dos jovens, o quanto se sentem preparados para o mercado, seja como empreendedores ou intra empreendedores. Muitos saem do projeto\escola focados em empreender. "Isto me faz acreditar que a escola tem sim o papel e o dever de trabalhar o Empreendedorismo no seu currículo. Isso é preparar pessoas, profissionais para o futuro. Hoje temos case de sucesso, de empresários que no passado participaram desse projeto" pondera.

Os encontros vão acontecer nas segundas e quartas-feiras das 14h às 17h, no Instituto Cimas de Ensino.

http://www.institutocimas.com.br/curso/aprendendo-a-empreender

www.institutocimas.com.br

Mais sobre Silmar Strubbe
Especialista em Gestão de Negócios e Pessoas
Diretor Fundador da Silmar E Strubbe Consultoria
www.silmarstrubbe.com.br

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