Brasil,

É preciso reconquistar a confiança do consumidor

É fato, houve uma ruptura na confiança entre o consumidor e a empresa, e isso também em relação ao mercado de seguros. Segundo o diretor de pesquisas e projetos do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita Wada, hoje estamos vivendo uma desconexão entre as necessidades do consumidor e aquilo que é comercializado.

“Essa ruptura talvez seja algo que nos faça pensar em como está essa relação com o consumidor. Por isso, o nosso grande desafio é a confiança, que só precisamos quando estamos em uma condição de vulnerabilidade. Quando olhamos para o mercado de consumo, o seguro é exatamente isso, em um momento de maior vulnerabilidade, a engenhosidade, o conhecimento, a expertise humana, vai fazer com que, mesmo que se jogue, alguém segurará você”, exemplifica ele.

Wada esclarece ainda que a confiança não é rompida quando se tem provisão diária dos serviços básicos, ou seja, “o cliente precisa entender o produto, ter acesso à empresa, com processos claros e rápidos, e dialogar de forma ativa. Será que o consumidor entende o produto? É preciso dar acesso a ele com lealdade e transparência”.

O consumidor está cada dia mais criterioso, em busca de diálogo com as empresas, com necessidades mais aguçadas. “Para que essa confiança não se quebre com esse consumidor mais ativo, o desafio é que ele entenda o produto, é preciso garantir seu acesso, ter processos claros e rápidos, atitude e pró-atividade. Essas são questões que trazem conexão com o consumidor”, comentou em palestra durante evento em celebração ao Dia Internacional do Consumidor e ao Dia do Ouvidor, realizado pela CNseg, dia 16, no Rio de Janeiro. (Tany Souza)

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Publicidade

Notícias ::