Brasil, 22 de Agosto de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

É seguro investir na previdência privada oferecida pela empresa?

A previdência privada, também conhecida como previdência complementar, pode ser aberta ou fechada. Em ambos os casos, o plano de previdência é oferecido por uma instituição privada.

Mas enquanto, no primeiro, qualquer pessoa pode aderir a ele mediante um contrato, no segundo, somente pode participar um determinado grupo de pessoas, como ocorre nos planos de previdência complementar de uma empresa, em que somente seus funcionários e dependentes têm acesso a ele.

Esses planos sempre são facultativos e variam conforme suas cláusulas contratuais. Eles poderão ser custeados exclusivamente pelo empregado ou pelo empregador, ou, ainda, ter a contribuição de ambos.

Além disso, a empresa pode instituir um plano de previdência complementar fechado, em que somente as pessoas designadas por ela podem participar dele, ou pode aderir a um plano aberto. Nesse último caso, geralmente ela adere a um plano de outra instituição, participando com uma contribuição em benefício de seu empregado.

Independentemente do plano, porém, é importante que o empregado tenha conhecimento sobre suas regras de portabilidade. A portabilidade é o direito de mudar de um plano para outro e ela é garantida por lei. Assim, ela é fundamental na hipótese de término da relação de emprego. Seja em razão de despedida, de pedido de demissão ou mesmo de falência da empresa.

Também, no caso de término do vínculo com o empregador, o funcionário, além da portabilidade, tem outras opções. A primeira é optar pelo benefício proporcional diferido (BPD), em que ele cessa suas contribuições e receberá o benefício futuro de forma proporcional ao que foi contribuído e de acordo com o regulamento do plano.

Outra opção é o resgate, em que ocorre o desligamento do plano com a restituição das contribuições já feitas, descontadas as parcelas de custeio administrativo. Alguns planos, ainda, permitem que o ex-empregado continue participando dele, desde que assuma as parcelas patronais caso o empregador contribuísse com alguma participação.

Assim, os riscos de adesão a um plano de previdência complementar oferecido pela empresa dependem em boa medida das condições previstas em seu regulamento. O empregado deve estar ciente de que em caso de término do vínculo de emprego com a empresa, cessa qualquer obrigação do empregador.

Dessa forma, é muito importante o conhecimento sobre as regras de portabilidade e as condições para se manter no plano ou se desligar dele.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo