Brasil,

Erros básicos na gestão financeira das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Sehnem Ferro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Erros básicos na gestão financeira das empresas

É uma necessidade das empresas terem uma administração financeira apurada e confiável para tomada de decisões corretas.

Mesmo assim ainda existem muitos casos de empresas que comentem erros básicos na gestão financeira. Podemos citar alguns desses erros abaixo, que certamente não é uma lista definitiva, mas ela mostra uma forte relação entre as dificuldades financeiras enfrentadas por uma empresa e o nível de organização financeira dos seus gestores.

  • Desconhecer o saldo do caixa/banco: Não existe um controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa e contas correntes.
  • Não saber o valor dos estoques: Os produtos estocados não são contabilizados e sua depreciação é desconsiderada na formação dos preços de venda e nos resultados financeiros da empresa.
  • Descontrole no valor do contas a pagar e contas a receber: Ausência de planejamento e fluxo de caixa para os recebimentos e pagamentos de contas futuras.
  • Não saber o valor das despesas fixas: O valor das despesas rotineiras, mínimas e necessárias, que permitem que o negócio funcione sem problemas, é desconhecido.
  • Desconhecer o resultado da empresa (lucro/prejuízo): o empreendedor está tão envolvido com a rotina operacional do seu negócio que deixa de verificar se o trabalho está dando retorno.
  • Não saber o valor e origens dos recebimentos: Qual é o produto que vende mais? Quais são os serviços mais prestados? Quais são os principais clientes?
  • Desconhecer o valor e origens dos pagamentos: Quais são as principais despesas? Quais são os maiores custos dos produtos/serviços? Quais são os fornecedores mais importantes e quanto está sendo pago para eles?
  • Não determinar um valor fixo de pró labore para os sócios: É fundamental que se determine um pró-labore (salário do sócio que trabalha na empresa) para considerá-lo nos custos da empresa e no seu planejamento financeiro.
  • Não administrar corretamente o capital de giro: ter dinheiro disponível em caixa para honrar os compromissos imediatos da empresa é fundamental para manter o negócio saudável e uma boa imagem no mercado perante fornecedores e clientes.

São controles básicos e primários que a empresa deve ter para evitar erros citados acima. Mas se você identifica alguns destes erros na sua gestão, tome uma atitude!

Eduardo Sehnem Ferro
Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar