Brasil,

Gestão humanizada e suporte à educação colaboram para crescimento de PMEs

A Apis Flora oferece aos colaboradores de todos os setores financiamento de estudos, abono de horas e incentivo à renovação através de palestras e congressos.

Pioneirismo e inovação são duas fortes características da Apis Flora, empresa líder nacional no segmento de mel, própolis e produtos apfitoterápicos. Os bons resultados da empresa refletem as boas práticas de gestão de pessoas, que valorizam o capital humano, incentivando e colaborando financeiramente com a educação e especialização de seus colaboradores.

A empresa oferece bolsa-auxílio, arcando com 50% dos custos, para todos os colaboradores que desejam ingressar em cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado e cursos de línguas estrangeiras, como inglês. Além disso, os pesquisadores que ingressam em programas de pós-graduação têm todas as horas/aulas abonadas pela empresa.

O reflexo dessas políticas de incentivo pode ser visto no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e melhorias em diferentes setores da empresa. A Apis Flora foi a primeira a comercializar extrato de própolis no país, além disso, após extensivas pesquisas, lançou no mercado o primeiro extrato de própolis sem álcool.

Segundo a atual Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Apis Flora, dra. Andresa Berretta, o grande diferencial é a boa comunicação com a diretoria. “Com um ano de empresa, eu conversei com os fundadores, o Sr. Antônio Carlos Meda e o Sr. Manoel Tavares, sobre fazer um projeto para um mestrado na unidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. De imediato tive o incentivo necessário, além de apoio na elaboração do projeto. Logo após a defesa da dissertação, iniciei o doutorado. Com o título de doutora obtido em 2007, foi possível sugerir o envio de projetos para obtenção de recursos junto aos órgãos de fomento, como CNPq, FINEP e FAPESP. Com isso, houve um grande salto tecnológico nos laboratórios da empresa e, hoje, nossa estrutura é referência de qualidade”, relata Andresa.

As oportunidades de crescimento interno também incentivam os colaboradores à buscarem desenvolver seus conhecimentos. Para o analista de custo Bráulio Augusto Berzuino, o acesso à educação é uma maneira de se preparar para futuras promoções. “Com o crescimento da empresa as oportunidades aparecem para todos que se mostram capazes. Eu iniciei na Apis Flora em 2006 como aprendiz de produção. À medida que cursei a graduação em Administração, com bolsa de 50%, e fiz outros cursos, em que a empresa disponibiliza com bolsa integral como Excel Avançado, Gestão de Custo e Formação de Preço, o crescimento dentro da empresa aconteceu de forma natural”, comenta Berzuino.

Cerca de 20% dos colaboradores da Apis Flora contam ou contaram com algum tipo de apoio da empresa para ampliar o nível educacional. Atualmente, cinco funcionários recebem o custeio de metade do valor de cursos de graduação e se tornarão profissionais aptos em diversas áreas como Farmácia, Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Engenharia Química e Gestão em Logística.

Sobre a Apis Flora

Fundada em 1982, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais. Com dedicação e visão empreendedora de seus fundadores, o agrônomo Manoel Eduardo Tavares Ferreira e o químico Antônio Carlos Meda, a empresa cresceu de forma organizada e sustentável. Atualmente seus produtos estão disponíveis de 6 mil pontos de revenda e está presente em todo o Brasil. Possui mais de 100 produtos acabados em seu catálogo e é fornecedora de insumos para indústria farmacêutica, de alimentos e cosméticos. Nos últimos anos, ganhou relevância entre outras empresas do segmento de apifitoterápicos e de alimentos funcionais no mundo. Hoje, exporta para 20 países, entre eles China, EUA, Japão e Argentina.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: