Brasil,

Como vender mais sem um grande fato capaz de alavancar a economia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Os grandes fatos capazes de impulsionar a economia não estão do lado do empreendedor brasileiro. Sem Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, a indústria, comércio e serviços estão contando os dias para a chegada do grande fomentador dos negócios – as festas de fim de ano. Além do Natal e Ano Novo, festividades natalinas corporativas têm o seu papel como alavancador de negócios.

A essa altura do ano, empresários e gestores de vendas já estão no limite dos esforços para manter suas estruturas ativas e com fluxo de caixa positivo. Os resultados decidem contemplar aqueles que vêm trabalhando de forma sistemática e com pleno domínio da relação causa-efeito. Afinal, a arte de vender, de forma pura e simples, nada mais é do que dominar as formas de gerar prospects ou clientes com potencial de compra, melhorar as habilidades dos vendedores para converter prospects em clientes, elevar a frequência de venda aos clientes e o ticket médio.

Se os gestores de vendas conhecerem mês a mês seus números, montarem o seu plano de ação e direcionar os esforços dos vendedores para que atuem nas causas que geram os 2 resultados em vendas (mais clientes e maiores vendas), cumprir os objetivos torna-se fácil e passa a ser uma emocionante experiência no mundos das vendas.

Causa 1: Como gerar mais prospects?

Identificar mercados de potencial, sobretudo nos segmentos que estão em alta, e solicitar indicações aos clientes atuais é a maneira mais eficiente de obter prospects para iniciar relacionamentos, criar empatia pelo vendedor, confiança e credibilidade. Quanto maior o número de prospects, sobretudo os qualificados (aqueles que conhecemos os hábitos de consumo e perspectivas de compras futuras), mais fácil a rotina de prospecção dos vendedores.

Causa 2: Qual é a conversão de cada vendedor e da equipe como um todo?

A conversão de prospects qualificados em clientes representa o conjunto de habilidades dos vendedores para relacionar-se, identificar necessidades e oportunidades para apresentar propostas ou orçamentos, iniciar negociações, partir para o fechamento e conquistar mais um cliente. Treinar os vendedores em técnicas de vendas e promover a continuidade de todo relacionamento iniciado com prospects é o caminho mais fácil para que a taxa de conversão dos vendedores seja crescente, com percentuais cada vez maiores e sempre crescentes.

Causa 3: Qual a frequência de compra dos seus clientes?

Depois de conquistar um novo cliente, a realização de um bom pós-venda para identificar novas necessidades é o caminho para que ele repita a compra ou tenha a oportunidade de adquirir outros produtos ou serviços produzidos pela empresa. Todo processo de relacionamento com clientes se dá para que eles comprem com frequência cada vez maior. Promoções e ofertas periódicas para a base de clientes, de forma personalizada, é um poderoso caminho para que eles percebam que os vendedores se preocupam com eles e querem atendê-los em outras necessidades. O resultado muito possivelmente será o aumento da quantidade média de negócios por cliente ou da frequência com que eles compram.

Causa 4: Qual o ticket médio dos seus clientes?

Medir o ticket médio dos clientes e promover ações para que seja cada vez maior é o quarto caminho capaz de elevar de forma significativa as vendas totais. Qualquer incremento percentual no ticket médio tem o poder de elevar o faturamento da empresa a níveis bastante expressivos. Comece monitorando o ticket médio, evite dar descontos e não perca jamais a oportunidade de fazer uma venda adicional, principalmente quando a empresa atua com mais categorias de produtos ou serviços.

Todos os esforços com o propósito de elevar os números das 4 causas (número de prospects, conversão, frequência de compra e ticket médio) que produzem os 2 resultados em vendas (clientes e vendas totais) são essenciais para a saúde financeira da empresa e trazem resultados impressionantes. Ações sistemáticas e acompanhamento ostensivo da rotina dos vendedores é a melhor forma de colocar em prática uma forma de administrar vendas para resultados rápidos e sustentáveis.

Portanto, mãos à obra e busque apoio externo para sistematizar o seu processo de vendas para superar qualquer dificuldade sazonal, seja por motivo da Copa do Mundo de Futebol ou pelo cenário macroeconômico pouco animador.

==================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar