Logo
Imprimir esta página

Intrapreneurship - ou como "h a c k e a r" seu trabalho

Por: Leonardo Marchant - CEO bhive

Voce sabe o que é um life hack? De acordo com a Wikipédia, life hacks são truques de produtividade que podem ser aplicados para superar a sobrecarga de informação, pendências e outras tarefas do dia-a-dia. Vou mais longe. Life hack é aquela maneira nova de fazer alguma coisa que, quando acontece, você para por alguns segundos e a única coisa que vem à cabeça é: Como raios eu não pensei nisso antes!

Pois é. Esses hacks vão de como fazer misto-quente com ferro de passar a receitas caseiras de produtos industrializados, e em essência te mostram maneiras práticas e eficientes de fazer coisas corriqueiras da vida com uma nova abordagem.

Direto ao assunto, no entanto, estou aqui pra falar um pouco sobre uma prática que, apesar de ainda pouco difundida no Brasil, pode ser considerada um verdadeiro work hack, ou hack de trabalho: o intrapreneurship, um jogo de letras do inglês que denota uma internalização do empreendimento, ou uma criação interna. Claro que estamos falando de empresas, e dentro de uma, você não só pode empreender, como deve!

A verdade é que a postura profissional esperada de um “funcionário do mês” que pretende ganhar um aumento ou aquela promoção ao final do ano tem muito mais a ver com empreender do que você imagina.

Vamos aos fatos:

a) Gerentes estão apoiando “intrapreneurs” cada vez mais: Pesquisas nos Estados Unidos apontam que gerentes e diretores das grandes empresas já perceberam o valor aportado por funcionários que buscam entregar mais do que suas responsabilidades diárias. Encontrar soluções a problemas do dia-a-dia da empresa melhora resultados e faz a equipe ganhar visibilidade e pontos com a alta direção. A tendência é que o comportamento se espalhe por outros países e regiões;

b) Pequenas empresas tem mais facilidade de implantar a cultura da inovação interna: com estruturas mais enxutas, equipes menores e processos menos complexos, pequenas empresas estão mais inclinadas a fomentar uma cultura inovadora. Também por isso, visualizar os resultados em empresas menores é mais fácil e rápido, criando um circulo virtuoso de inovação. Para compensar essa falta de agilidade, grandes empresas estão criando incubadoras internas e criando políticas e uma cultura de inovação. Informe-se dentro de sua empresa e aproveite-se desse ambiente.

c) O intrapreneurship impacta positivamente resultados das empresas: Um estudo da Universidade de Lisboa com 217 empresas portuguesas mostrou uma relação direta entre os resultados da empresa e sua produtividade e a cultura de inovação corporativa, ou intrapreneuship. Em tempos de crise essa relação fica ainda mais evidente, e é importante manter-se antenados nas novas tendências para que sua equipe ou sua empresa gerem melhores resultados.

Como vimos, empreender dentro de sua empresa e começar a fomentar a cultura da inovação sao conceitos novos, mas fundamentais. É verdade que os riscos de um empreendimento afastam pessoas com um perfil mais conservador, que preferem a certeza de um salario, benefícios e estabilidade à montanha-russa emocional (e financeira) que é empreender, mas o comportamento empreendedor pode ajudar muito sua carreira!

Aqui vão algumas dicas para incorporar esse hack à sua rotina profissional:

1) Encontre um mentor: Procure orientação de seus superiores e identifique eventuais políticas de inovação interna. Muitas empresas já estão criando um ambiente para favorecer essas iniciativas, e dar o primeiro passo procurando informação pode abrir portas importantes.

2) Crie uma rede de pessoas que compartem seus ideais: identifique pessoas no ambiente de trabalho que se interessam por inovação e apresentam ideias criativas para solucionar problemas corriqueiros. Adapte seu “networking” para passar mais tempo cercado daquelas pessoas que “pensam fora da caixa”.

3) Procure ferramentas corporativas inovadoras: O empreendedorismo como conhecemos ganha força rapidamente e diversas empresas oferecem soluções corporativas, focadas ao B2B, que podem automatizar processos, eliminar desperdícios, encontrar talento independente para projetos e criar novos produtos que complementam seus negócios. Procure novidades no mercado, ser um “patrocinador” de novos fornecedores, com novas soluções é a maneira mais simples de começar a empreender dentro de seu atual trabalho.

4) Não negligencie sua responsabilidades: Inovar é um diferencial cada vez mais importante, mas deve ser feito de maneira consciente e planejada. Procure iniciativas relacionadas as suas tarefas cotidianas, que podem servir de teste para novos conceitos, e eventualmente, com mais eficiência e processos mais ágeis, liberar mais do seu tempo para iniciativas mais ousadas e complexas.

Leonardo Marchant é CEO da bhive, advogado, banqueiro e empreendedor apaixonado por marketing e estratégia de negócio, 15 anos de experiência profissional em diversas indústrias.

Sobre a bhive

A bhive é uma plataforma que conecta empresas que precisam de soluções e desenvolvimento de projetos de marketing, estratégia, finanças, entre outros. Conta com profissionais egressos das melhores universidades do mundo e executivos renomados.

A bhive atende empresas da América Latina e mantém entidades legais na Argentina, Brasil e Colômbia. A empresa atende projetos também em outros países como no México, Chile e Estados Unidos.

Entre os clientes, a bhive destaca projetos consolidados em bancos, indústria química, setores de entretenimento, Tecnologia da Informação, Agricultura, Jurídico e consultoria, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto