Logo
Imprimir esta página

Planejamento de Vida e Carreira

Ao abordar o tema “Planejamento de Vida e Carreira”, quero gerar uma reflexão sobre o que estamos fazendo em nossas vidas quanto a nossa escolha de carreira, abordando de forma crítica sobre as “verdades absolutas” recorrente ao tema, para que possa estimular a ampliação do autoconhecimento e, dessa forma discutir alternativas para estarmos no controle de nossas carreiras e, também ampliar o conhecimento sobre a busca de novas formas de trabalho.

Antes de tudo, devemos falar de sobre mitos acerca do assunto. Primeiro, e o mais comum que ouço: “quando eu escolho uma formação educacional estou escolhendo uma carreira”, o que não é uma verdade absoluta, pois conheço médico (estudou medicina) que é empresário, (deveria ter estudado administração), psicóloga que é manicure e assim por diante.

Segundo: “que há uma única escolha profissional durante a vida”, da qual discordo completamente, pois podemos mudar e escolher várias profissões no decorrer da nossa vida. Escolhas não são permanentes, elas mudam.

Outra máxima e: “só a graduação pode levar ao sucesso profissional”, o que é um grande equívoco, pois a atual formação e o preparo do profissional não acompanham o mercado e as demais áreas da organização. Nosso sistema educacional forma profissionais são “commodity”. Commodity porque têm a mesma informação que todo mundo, é o mesmo produto, é padrão profissional. E como todo commodity, briga por preço e por espaço dentro do mercado comum, padrão. Mas o profissional não satisfeito com a commodity, faz pós, mestrado ou até doutorado na mesma área de atuação. Continua commodity, é padrão, é a mesma informação.

Também me trazem outros mitos como: “Se eu for competente, mesmo sem formação educacional, poderei ter sucesso no mercado formal”, ou “A correta escolha garante sucesso”, ou: “Há uma separação entre o tempo de estudar e o tempo de trabalhar” e para fechar “Há separação entre vida pessoal e profissional”.

Tudo isto surge devido ao imperativo da performance e da imagem, onde todas as expectativas são de curto prazo, com foco no material e o dinheiro sendo a chave-mestra que abre portas.

Mas, analisando cenário atual, que vem sofrendo profundas mudanças, tanto sociais como organizacionais, onde temos: a crise de talentos, o envelhecimento da população, aumento da mobilidade global dos trabalhadores e as questões organizacionais e culturais desencadeadas pelas mudanças dramáticas nos negócios ocorridos na última década, o resultado que temos por parte dos profissionais é:

Imediatismo – Antecipação do prazer (era do cartão do crédito);
Descompromisso – querer/Stop and go – geração zapping ;
Âncora na imagem- parecer ser (geração você S.A.);
Jogando o jogo – o que conta ponto;
Insegurança/Medo – geração Big Brother /Canguru
Dificuldade de Escolha -

Dessa forma, Zygmunt Bauman, analisando o cenário atual nos afirma: “A produção de ‘refugo humano’ ou, mais exatamente de seres humanos refugados – os que não puderam ou não quiserem ser reconhecidos, os que não obtiveram permissão de ficar – é um produto inevitável de nossa sociedade. É a consequência inseparável da modernização, efeito colateral da construção da ordem e do progresso econômico”.

Todas essas mudanças e conceito de carreira, que no passado afirmava que era a “Mobilidade entre as atividades profissionais, mobilidade esta que se tornou sinônimo de crescimento econômico, profissional e psicológico”, na atualidade segundo Sigmar Malvezzi, trata-se de projeto pessoal de carreira que consiste numa forma de apropriação da construção da própria história profissional e implica em uma avaliação de si mesmo, num processo de criação de competências direcionadas para a realização de uma identidade profissional.

Assim podemos demonstrar em três eixos:

1 – Projeto: ideia de construção no tempo, de planejamento, de investimento sistemático;

2 – Pessoal: ideia da “criação” da identidade profissional, sendo identidade o conjunto de predicados que representam o indivíduo;

3- Carreira: ideia de identidade profissional, aprendizagem e networking

Com base nesse novo conceito, para o meu desenvolvimento da carreira os principais focos deverão ser:

Aprendizado: Sobre a organização, o mercado, os valores, a equipe, autoconhecimento, etc.
Networking: Troca de experiências, busca de visibilidade, identificação de tendências, renovação de referências, busca de apoio.
Desenvolvimento da Identidade Profissional: Busca de experiências enriquecedoras (competências); energia aplicada no trabalho (natureza do vínculo); construção de uma história de realizações (busca de resultados).

Os grandes desafios postos assim aos profissionais são de apropriar-se da carreira, onde deverão investir, sistematicamente, em si mesmos, desenhando seus projetos de carreira, assumindo a construção da própria identidade profissional.

Deverá ter um contínuo esforço de adaptação gerindo suas próprias ações, suas necessidades de improvisar, antecipando obstáculos com resiliência.

Serem administradores de sua própria vida, revisando constantemente as atitudes, metas, rotinas, redes de contatos em função da volatilidade do ambiente, além de administrar a própria identidade, onde deverão administrar as escolhas comportamentais que formam a identidade e o seu reflexo no meio ambiente.

Sempre buscar networking, por relações sociais personalizadas e gratificantes, fugindo das relações efêmeras e impessoais. Devem ter automotivação, sendo capazes de gerenciar o próprio desejo de se desenvolverem profissionalmente.

Outro fator importante é ter e saber da flexibilidade para as novas relações capital X trabalho, onde todas as formas de atividades profissionais remuneradas, com ou sem CLT (Consolidação das Leias Trabalhistas) são legítimas e sempre fazer do trabalho fonte de realização, fonte dignidade, crescimento e autodeterminação.

O futuro como diz não é um lugar para onde vamos, mas algo que criamos.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto