Brasil, 16 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vender em marketplaces já é alternativa para o desemprego; veja dicas para começar um negócio

Riscos e investimento inicial baixos atraem muitos brasileiros para empreender nos famosos “shoppings virtuais”

Especialista lista alguns caminhos para quem deseja apostar nos marketplaces e sair do desemprego

A taxa de desemprego no Brasil bateu novo recorde e chegou a 13,2 no primeiro trimestre de 2017, atingindo mais de 14 milhões de trabalhadores. Com o mercado de trabalho cada vez mais escasso, muitos brasileiros estão investindo no empreendedorismo digital para driblar a crise e conseguir uma renda. Mas é possível entrar no comércio eletrônico sem gastar muito?

De acordo com o especialista em comércio eletrônico, Frederico Flores, a resposta é sim. Uma alternativa segura para quem está começando a empreender na internet é optar pelas vendas em marketplaces, como o Mercado Livre, Lojas Americanas e Submarino, por exemplo. “Iniciar uma loja dentro dos marketplaces pode ser a solução mais segura e prática para quem busca uma renda em meio ao desemprego, mas é preciso ter dedicação e estratégias para fazer a loja decolar. Além disso, o investimento inicial para empreender na internet é baixo e algumas ferramentas gratuitas já disponíveis no mercado podem ajudar no início de negócio”, explica.

O especialista listou alguns caminhos para quem deseja começar a vender em marketplaces:

1º: entenda o que é um marketplace

Os marketplaces são plataformas de e-commerce colaborativas, que funcionam como um shopping virtual conectando lojistas e prestadores de serviços a compradores. Existem marketplaces de nicho, que são focados em determinados públicos e vendem apenas alguns segmentos de produtos. Estude as regras e os custos de cada um para avaliar qual faz mais sentido ao seu negócio.

2º: conheça as taxas e comissões

Alguns marketplaces cobram taxas de 5 a 25% por cada venda efetuada ou até mensalidades fixas para disponibilizar os serviços nos sites. Antes de começar a vender, procure saber qual é a porcentagem da plataforma escolhida

3º: prepare os produtos: escolha seu nicho de mercado e prepare o estoque dos seus produtos - que podem ser usados ou novos. No início, foque em apenas um segmento, seja ele moda, games, eletrônico e etc., vender de tudo pode atrapalhar a fidelização dos clientes e dificultar seu controle de estoque.

4º: título dos anúncios: ao fazer uma busca no Mercado Livre, por exemplo, o primeiro passo para chamar a atenção do cliente com certeza é o título, portanto, abuse dos caracteres permitidos e deixe seu anúncio o mais atraente possível. Ficar ligado nas tendências de busca da categoria, usando as palavras mais pesquisadas é um tiro certeiro.

5º: fotos dos produtos: para atrair mais clientes, o ideal é fazer as fotos com fundo branco e apostar na alta definição. Imagens com aspecto amador não passam uma boa impressão aos clientes e, por este motivo, é imprescindível divulgar ótimas fotos.

6º: frete e pagamento: oferecer aos usuários diversas formas de pagamentos e opções de fretes é essencial para quem quer ter sucesso nos marketplaces. Pesquisas apontam que um dos principais motivos para o "abandono de carrinho" é o alto valor do envio. Então procure oferecer frete grátis para seus produtos - mesmo que você tenha que aumentar o preço um pouquinho nesses casos. 

7º: atendimento ao cliente: oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente passa diretamente pelo atendimento. Portanto, retorne os e-mails e dúvidas dos usuários rapidamente e seja claro nas respostas. Estatisticamente, quem responde às perguntas primeiro, aumenta suas chances de vender - mesmo com preço mais alto. Essa é uma boa oportunidade de fazer valer a qualidade e agilidade do seu serviço.

8º: automatize sua loja: administrar todas as etapas de vendas em marketplaces exigia tempo e um investimento que nem todos os lojistas possuíam. Porém, hoje já existem soluções gratuitas para ajudar no gerenciamento das lojas digitais – desde o recebimento de um pedido até sua entrega. A Becommerce Lite (www.becommerce.com.br/lite), por exemplo, é uma ferramenta que gerencia todas as etapas de vendas no Mercado Livre. Por meio da plataforma é possível controlar os anúncios, responder as perguntas dos possíveis clientes e fazer a qualificação dos usuários de forma automática – facilitando a vida do lojista e permitindo aumento significativo nas vendas. 


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