Logo
Imprimir esta página

Entenda a Geração Z: com espírito empreendedor, jovens precisam de metodologia diferenciada de ensino

Investir em educação é desenhar um futuro de inúmeras possibilidades.

A chamada geração Z nasceu em meio às facilidades tecnológicas e acostumou-se a ter o máximo de retorno de informações, com o mínimo de esforço. Por esse e outros fatores, esses jovens – que começam agora a se firmar no mercado de trabalho – não aceitam mais o formato de ensino baseado apenas em livros, apostilas e anotações no quadro negro. Sua maior necessidade é ver de perto as coisas acontecendo, estruturando o ensino na prática e nos desafios, com métodos intuitivos que estimulem o prazer na absorção e difusão de conhecimentos.

Investir em educação é desenhar um futuro de inúmeras possibilidades. Destacar mentes brilhantes em um sistema educacional deficiente – como é o caso do ensino público brasileiro – pode parecer impossível para muitas pessoas. Por isso, é imprescindível que a educação se baseie em um modelo adaptativo de aprendizado, que aposte na ruptura com os métodos tradicionais para estabelecer uma conexão entre diversos campos de estudo.

Uma gestão conjunta do trabalho intelectual, que reconhece competências individuais dos indivíduos permite que, em um futuro próximo, os estudantes estejam plenamente preparados para os desafios do mundo. Se hoje muitas escolas dirigem seus esforços apenas para que os alunos tirem notas boas e passem de ano, é preciso mudar paradigmas, aproximando a realidade do que sendo ensinado na sala de aula.

É comum perceber que um grande número de crianças e jovens que não tinham o apoio ou as oportunidades necessárias para seu desenvolvimento. É preciso pensar em uma estrutura adequada para recebê-los, com um trabalho que pode ser replicado também dentro das escolas, focando na melhoria da qualidade de ensino de um modo geral.

O suporte oferecido aos estudantes gera um efeito em cadeia e faz com que eles atuem também em suas comunidades, espalhando conhecimentos em cursos ou palestras para os colegas sobre aptidões ou assuntos específicos. A reconstrução do âmbito escolar com base nas aptidões e metas dos estudantes, focando em seus talentos e facilidades, estimula o interesse por profissões e ideias baseadas em exemplos de bons empreendimentos que fogem do convencional e têm grandes chances de dar certo.

*Nuricel Aguilera é fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL) – www.alphalumen.org.br –, organização que propõe um modelo adaptativo de aprendizado


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto