Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Holding sem empregados está isenta de pagar contribuição sindical

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  AZ | Brasil Assessoria & Comunicação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Holding sem empregados está isenta de pagar contribuição sindical

Entendimento consolida o posicionamento que vem ocorrendo há um certo tempo na Justiça do Trabalho, explica especialista do Benício Advogados

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que isentou a PRP Administração e Participações S.A. de pagar contribuição sindical à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG). Como a empresa é apenas holding de participação societária em outras entidades e não tem empregados, a maioria dos ministros concluiu ser indevida a cobrança.

Segundo Alessandro Borges, tributarista do Benício Advogados, a decisão consolida o posicionamento que vem ocorrendo há um certo tempo na Justiça do Trabalho, havendo inclusive decisões anteriores do TST a favor das holdings (sociedade gestora de participações societárias). “As entidades de classe insistem em anualmente mandar cobranças e até mesmo acionar judicialmente empresas com esta natureza para exigir a contribuição sindical patronal prevista no art. 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, para ser obrigada ao pagamento da contribuição sindical patronal não é suficiente que a empresa integre determinada categoria econômica ou se constitua em pessoa jurídica. Só isso não basta. Na prática, é igualmente necessária a sua condição de empregadora, ou seja, possuir empregados”, elucida o advogado.

No processo em discussão, A PRP Administração e Participações pediu, na Vara do Trabalho de Ubá (MG), a anulação das guias de recolhimento de contribuição sindical enviadas pela federação, por entender que apenas os empregadores estão obrigados a pagá-la. Para isso, a holding inclusive apresentou Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para comprovar a ausência de empregados em sua estrutura.

Em primeira instância, a holding havia sido obrigada a pagar a cobrança, porém em recurso apresentado no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), a sentença foi reformada e a holding foi isenta de arcar com qualquer cobrança. Para Borges, a sentença está correta, pois o artigo 2º da CLT define como empregador a empresa que admite, assalaria e dirige a prestação de serviços, além dos profissionais liberais, associações e instituições sem fins lucrativos que também admitem trabalhadores como empregados. “O artigo 580 da CLT, ao mencionar o termo empregadores, não abrange as empresas que não possuam empregados. Desta forma, apenas as empresas que possuam empregados em seus quadros estão obrigadas a recolher a contribuição sindical patronal”, sentencia.

Para mais informações sobre as consequências deste processo e o entendimento sobre contribuições sindicais, os especialistas do Benício Advogados estão à disposição para entrevistas.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo