Logo
Imprimir esta página

Capacitação de funcionário é uma excelente ferramenta para redução de custos

Nany Martins Nany Martins

Muitos empresários se enganam ao achar que demitir um funcionário com alto valor, para a contratação de alguém mais novo e barato, seja a solução para economia

No ambiente corporativo, os gestores são tomados por uma série de decisões importantes que podem definir, positivamente ou negativamente, o futuro dos negócios. Entre todas as definições podemos citar a condução do dia a dia entre os colaboradores, que não é tarefa fácil, afinal, são relações interpessoais que podem gerar afinidade e até mesmo diversos conflitos. E nas horas mais difíceis, a tendência natural dos donos das empresas é demitir um funcionário que não se enquadra à visão que a empresa carrega.

Contudo, desligar um funcionário nem sempre é a melhor saída por que pode acarretar em altos custos para a empresa, bem como, efetivar o desligamento de pessoas importantes para os processos da organização. Dados revelam que cada funcionário substituído custa para a companhia um valor que varia entre 12 e 18 salários recebidos pelo profissional. Além dos gastos com demissão e contratação, a empresa perde com o desfalque de conhecimentos e habilidades específicas.

Na contramão da demissão está a capacitação profissional, considerada um dos requisitos básicos para que a empresa mantenha a qualidade profissional, assim como a produtividade em alta. Um programa de qualificação favorece tanto o empregador como o funcionário por que ele promove a cultura da empresa para cada colaborador e garante mais fidelização de cada um deles junto à companhia. Para se ter ideia, 52% dos pedidos de demissão nas empresas são motivados pela falta de oportunidade de crescimento e investimento com capacitação.

Nany Martins, mentora executiva e especialista em direcionamento de carreira e fundadora da Awe4LIFE, empresa que atua na área de mentoria para pequenas e médias empresas, mostra que qualificar o funcionário é torna-lo mais produtivo. “Quando você passa a apostar no colaborador sabendo que ele pode resolucionar diversos problemas e ser decisor em horas cruciais, além de otimizar o tempo dos processos, ainda mostra para cada pessoa é realmente importante naquele ambiente. Assim os funcionários passam a se dedicar mais”, afirma.

Além disso, a capacitação possibilita ganho de conhecimento, tanto técnico como teórico, o que aumenta, consideravelmente, a produtividade de todos os setores da empresa. Até mesmo por que o treinamento envolve tanto os funcionários da diretoria, gerência e supervisão, como aqueles que exercem tarefas de atendimento, e operacional possibilitando simbiose.

“O mundo corporativo cobra cada vez mais, por isso que as pessoas precisam estar qualificadas. E esta qualificação não parte somente do funcionário. Isso tem que partir da própria empresa. Além do mais, temos as tecnologias, das quais todos devem saber usar para possibilitar ganhos de tempo, relações e dinheiro. E somente com treinamento para o colaborador adquirir conhecimentos específicos e poder atender as demandas da empresa.”, diz Nany.

Com o investimento em mentoria executiva e profissional, a empresa ganha em diversos aspectos, além da grande economia em valores. “A redução de custos é inevitável, uma vez que profissionais capacitados utilizam as técnicas corretas para a execução das rotinas diárias, evitando desperdícios; o ambiente fica muito mais agradável, estimulando a sintonia entre os profissionais, unindo os funcionários e motivando-os a estarem lá. Isso, em consequência, diminui a rotatividade da equipe e aumenta a produtividade que as empresa tanto almejam, gerando lucros contínuos”, finaliza Nany Martins.

Nany Martins
Mentora executiva e especialista em direcionamento de carreira, Nany Martins tem 34 anos e é formada em Educação Física, Administração de Empresas e pós Graduada em Finanças, MBA em negócios internacionais e International professional Master Coach.

Em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado, idealizadora de vários projetos sociais realizados pelo brasil e pelo mundo e atleta federada de canoagem.

Awee4LIFE
Criada para transformar vidas por um caminho totalmente novo, um método inovador que levará as pessoas ao alto nível de performance por meio do coaching e mentoring, proporcionando vivências ainda não experimentadas no mundo social e do esporte.

O método da Awee4LIFE foi desenvolvido com qualidade para pequenas e médias empresas, à baixo custo, e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade infantil de empresas, capacitar jovens e empreendedores e gerar empregos.

A principal razão da Awee4LIFE é fazer você se tornar o melhor profissional e o melhor ser humano que se possa imaginar.

Mais informações sobre a Awee4LIFE acesse:
Facebook: www.facebook.com/awee4life
Site: http://www.awee4life.com/

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto