Brasil, 26 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gosta de carnaval? Então é bom redobrar os cuidados com os ouvidos!

Música muito alta pode causar zumbido e danos à audição

Para o folião, o carnaval é sempre a época mais esperada do ano. Seja atrás de trios elétricos e blocos ou nos desfiles das escolas de samba, o que importa é se divertir. Mas, em meio à tanta alegria, a maior festa popular do país esconde alguns perigos como os danos à audição, que podem surgir em razão do excesso de barulho das músicas e batuques dos instrumentos eletrônicos e de percussão.

Especialistas alertam que os efeitos de tamanha exposição ao barulho podem ser devastadores a longo prazo. Tudo começa com uma sensação de abafamento nos ouvidos ou zumbido, que pode durar horas. O pior é quando esses sintomas se prolongam ou não desaparecerem; é um sinal de algo mais grave. “A perda auditiva é cumulativa. A permanência crônica ao barulho lesa as células ciliadas que ficam dentro do ouvido. As milhares de células danificadas causam a sensação de 'ouvido tampado' ou o zumbido. Essa sensação normalmente desaparece nas 12 horas seguintes à exposição ao barulho. Mas se o ruído for frequente, as células ciliadas podem se degradar por completo e, como não se regeneram, instala-se então a perda de audição”, explica Isabela Carvalho, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas.

De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, no carnaval a intensidade de som pode atingir 120 decibéis, seja na folia das ruas, junto aos trios elétricos, no sambódromo ou nos bailes dos clubes. Para se ter uma ideia, essa potência é próxima à de uma turbina de avião. Os integrantes da bateria de uma escola de samba, por exemplo, estão expostos a ruídos de até 110 decibéis.

“O ouvido humano suporta bem os sons de até 85 decibéis por mais ou menos oito horas por dia. Com 120 decibéis a tolerância segura cai para apenas 15 minutos, depois disso pode começar a afetar permanentemente a audição", alerta Isabela, que é especialista em audiologia.

No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso gera irritação, choro e elas podem sair de determinado local com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais nem ao menos percebam.

A perda de audição conhecida pela sigla PAINPSE (Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados) é resultado da exposição prolongada aos altos ruídos no decorrer da vida. Os danos à audição podem demorar a aparecer porque vão se acumulando no decorrer dos anos. Quanto maior à exposição ao barulho, maiores os prejuízos à audição.

Para quem quer se esbaldar com segurança nos blocos, desfiles ou atrás dos trios elétricos, a especialista recomenda uma distância mínima de 20 metros do equipamento de som, além do uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos. Os ritmistas também devem usar a proteção. “O atenuador diminui o som que entra pelos ouvidos, permitindo que se escute a música ou o batuque em um volume aceitável”, explica a fonoaudióloga da Telex.

E para quem acha que é 'careta' usar protetores de ouvido, saiba que ele é um acessório fundamental para a saúde da audição. Além disso, hoje os acessórios estão mais moderninhos. Feitos em silicone ou de acrílico, são moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada usuário e ainda podem ser coloridos, para combinar com a fantasia de carnaval.

Existem dois tipos à disposição dos usuários: o que diminui o barulho ambiente em torno de 15 decibéis e outro que promove uma redução em torno 25 decibéis do volume do som nos ouvidos. Práticos e essenciais, podem ser encontrados nas lojas da Telex Soluções Auditivas espalhadas pelo país.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !