Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Mercado cresceu 8,4% em dezembro

Dezembro foi o melhor mês do ano para as seguradoras, segundo dados oficiais da Susep. Foi também o único mês de 2016 em que a receita de prêmios ultrapassou a marca de R$ 9 bilhões. O valor apurado no mês, pouco mais de R$ 9,2 bilhões, foi 19,2% maior que o registrado em novembro e 8,4% superior ao montante computado em dezembro de 2015.

Contudo, o volume de prêmios acumulados de janeiro a dezembro – cerca de R$ 96,8 bilhões – cresceu apenas 1,2% em relação ao mesmo período no exercício anterior. Isso em termos nominais, ou seja, sem comparar a inflação, que chegou a 6,3%. Portanto, na prática, o mercado de seguros fechou o ano com queda real da sua receita.

A boa notícia para o mercado foi que os sinistros ocorridos apresentaram queda mesmo em termos nominais, no ano passado. De acordo com a Susep, o montante registrado no exercício foi de R$ 45,1 bilhões, com recuo de 1,5% em comparação a 2015.

Com isso, a taxa média de sinistralidade do mercado caiu de 51% para 49% entre os dois períodos comparados.

Já as despesas comerciais, que englobam, basicamente, as comissões de corretagem e as campanhas promocionais, somaram R$ 22,7 bilhões de janeiro a dezembro, valor 6,2% maior que o apurado no mesmo período do exercício anterior.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::