Brasil, 15 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como Fazer Sua Autoavaliação Profissional Com 10 Perguntas Fáceis Em 30 Minutos

Fazer uma autoavaliação profissional pode te ajudar a enxergar os seus pontos positivos e a desenvolver dentro da sua carreira

Você odeia fazer esse tipo de atividade na empresa? Fique tranquilo, a esmagadora maioria das pessoas também se sente bastante desconfortável nesse momento.

E isso é ainda mais forte entre nós, latinos, principalmente para os brasileiros, que são emotivos e têm dificuldade de aceitar críticas de forma construtiva, separando o relacionamento profissional da amizade.

Portanto, aqui vai a primeira dica: não leve para o lado pessoal, quando for criticado.

Pense assim: na hora que seu chefe parar de querer lapidar você, de dar dicas de crescimento, é porque desistiu e já está pensando em substitui-lo...

Fique de olho nestas 10 perguntas e veja como vai ser fácil fazer um autoavaliação profissional, rapidamente e com muita objetividade!

AS 10 PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR

O segredo aqui é ser rápido, você só tem 3 minutos para responder a cada pergunta, se quiser acabar em meia hora!

As primeiras 4 perguntas se referem à famosa análise SWOT , portanto comece definido:

1- Qual sua principal força, o que sabe fazer melhor?

Todo mundo é bom em alguma coisa. Defina isso em algumas palavras que podem ser: inteligência emocional, bom de contabilidade, capacidade de liderança, experiência anterior em empresas multinacionais, cursou ótimas faculdades, já morou no exterior etc.

Entre 5 e 8 forças são suficientes.

2- Quais as fraquezas que podem prejudicar seu desempenho

O importante aqui é você conhecer suas fraquezas, não precisa contar para todo mundo, mas faça uma lista com temas como: preciso aprender a falar inglês , sou desorganizado, tenho dificuldade com números, odeia informática, me atraso sempre, não fiz um bom MBA etc.

3- Ameaças no horizonte?

As ameaças podem ser tanto para sua carreira como para sua empresa. Isso depende do objetivo da autoavalição profissional . Caso peçam para entregar uma autoavaliação, foque nas ameaças para a empresa, se for um exercício pessoal, foque em ameaças para sua carreira.

Ameaças são coisas que você não pode controlar mas precisa se preparar para elas, como cortes na empresa que afetam seu emprego, ou a alta do dólar que prejudica a empresa.

4- Oportunidade à vista?
O mesmo raciocínio do tópico anterior, mas vendo o lado positivo.

A empresa está com vagas internas para gerentes? Está oferecendo ajuda para pagar um MBA?

No caso da empresa, uma nova linha de crédito governamental, a abertura de uma estrada ou o tempo bom no Nordeste podem ser a oportunidades, conforme o ramo de atuação.

Agora que tem isso em mente, responda rapidamente:

5- Como potencializar minha força?
Por exemplo: sou bom em finanças, mas uma especialização na área seria o máximo!

6- Como superar minhas fraquezas?
Exemplo: Um curso de inglês business intensivo , para executivos , pode ser uma alternativa.

7- Como se defender das ameaças?
Exemplo: se fizer o MBA focado em finanças e o curso de inglês, serei menos cotado para cortes e poderei ajudar a empresa a pensar em como se defender da alta do dólar.

8- Como aproveitar as oportunidades?
Peço auxílio para o MBA focado em finanças dizendo que quero fazer um projeto para conseguirmos a nova linha de crédito do governo. Em seguida, já com o MBA e também com o curso de inglês, me candidato à vaga de gerente!

9- Planeja-se!
Algo assim:
Primeiro, aproveito as férias e faço o curso de inglês intensivo.
Depois, com essa vantagem, peço o auxílio para o MBA, mas já levo um pré-projeto desenhado para conseguir o financiamento do governo para a empresa.
Próximo passo: ser gerente!

10- Defina metas e prazos:
Fazer o curso de inglês em, no máximo, 2 meses.
Pedir auxílio MBA no mês seguinte.
Depois de 6 meses de MBA, pedir a promoção para gerente, com o projeto de financiamento já em andamento.

Sim, é claro que este parece um cenário de sonhos, mas você viu que essa pessoa hipotética terá que sacrificar suas férias para fazer um curso de inglês intensivo, estudar aos sábados para fazer seu MBA e se arriscar com um projeto que pode ou não dar certo com o objetivo de ser promovido?

É, não se trata de um cenário de sonhos, se trata de um cenário de muito esforço, planejamento e dedicação, fruto de uma boa autoavaliação profissional!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS