Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mudanças no cenário econômico e regulatório levam bancos a repensar sua gestão de riscos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grupo Máquina - Comunicação Corporativa Integrada
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Riscos não financeiros, como os ligados à corrupção, se tornaram a principal preocupação das instituições financeiras

As mudanças no cenário econômico e regulatório global estão levando os bancos a alterar sua abordagem sobre gestão de riscos, resultando em mudanças significativas em seus modelos de negócios. Essa é uma das conclusões do “Rethinking risk management: Banks focus on non-financial risks and accountability”, estudo anual conduzido pela Ernst & Young (EY), em parceria com o Instituto Internacional de Finanças (IIF), que ouviu representantes de 51 instituições financeiras de grande porte em 29 países.

De acordo com o levantamento, em decorrência da nova conjuntura 22% dos bancos encerraram atividades em algum país ao longo de 2015 (um aumento de 100% com relação ao ano passado) e 43% deixaram de oferecer algumas linhas de serviços. Esta retração é uma grande mudança dentro do cenário globalizado, observado ao longo dos últimos 20 anos.

A pesquisa também aponta cinco iniciativas principais para melhorar a gestão de riscos e a lucratividade nos bancos. São elas:

1. Novas metodologia para gerência de riscos não-financeiros, particularmente risco de conduta;

2. Aumentar a responsabilização das equipes e unidades de negócios;

3. Incluir o apetite pelo risco em decisões de negócios;

4. Reforçar a cultura de risco; e

5. Ajustar o modelo de negócio

Globalmente, 89% dos bancos respondentes afirmaram estar com um maior foco sobre riscos não-financeiros, e 94% afirmam que estão tornando suas equipes e unidades de negócios responsáveis pelos riscos inerentes às suas práticas. Além disso, 75% das instituições pesquisadas estão no processo de mudança da cultura de riscos e 64% dos bancos aumentaram o tamanho do seu setor de riscos no último ano.

“Percebemos uma mudança de comportamento por parte das instituições financeiras no que diz respeito à gestão dos riscos. Se antes eram os riscos do mercado que mais preocupavam as instituições, agora são os aspectos não financeiros, como a corrupção, que tem recebido mais atenção”, diz Xavier Madrid, sócio de Serviços Financeiros da EY.

Sobre a Ernst & Young (EY)

EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, comprometida em fazer sua parte para construir um mundo de negócios melhor. Os insights e os serviços de qualidade prestados ajudam a criar confiança nos mercados de capital e nas economias do mundo. A empresa desenvolve líderes que inspiram suas equipes a entregar excelência a todos seus stakeholders. Dessa forma, a companhia desempenha um papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para seus profissionais, clientes e comunidades. A Ernst & Young Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico com os da Ernst & Young foi decisivo nessa iniciativa. A EY refere-se a uma ou mais empresas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), organização privada constituída no Reino Unido, limitada por garantia e que não presta serviços a clientes.

-----------------------------------------------------------------------------------

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo