Brasil,

Que tipo de liderança as empresas necessitam na busca por resultados?

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

As incertezas que o mundo empresarial enfrenta, hoje, com a desaceleração da economia, está deixando equipes de trabalho sem rumo e muitas vezes na dúvida quanto ao que poderá gerar resultados. Afinal, todas são cobradas de mais produtividade e melhor controle de custos e, ainda assim, muitas vezes os resultados não aparecem.

Tenho observado, sobretudo na conjuntura atual, que tem empresas por aí se dando bem. Elas estão gerando resultados satisfatórios e às vezes até obtendo crescimento real. Onde está o segredo, se o mercado está retraído?

Liderança, esse é o verdadeiro segredo para o sucesso quando uma empresa possui produtos ou serviços competitivos, um bom sistema de gestão e uma equipe de vendas que entrega mês a mês os seus objetivos. O líder consciente promove valores entre seus liderados, preocupa-se com capacitação e treinamento da equipe e incentiva a manutenção de um excelente ambiente de trabalho.

Nos tempos modernos, a figura do líder sobrepõe ao chefe tradicional (aquele profissional que já mostrou o seu valor em outras épocas, mas que hoje não é suficiente para assegurar a longevidade e os resultados de uma empresa).

O principal líder da empresa deve remover os obstáculos que impedem o desenvolvimento da equipe e a produtividade de cada funcionário. Isso significa abolir de uma vez por todas a atitude de chefe e promover a figura do líder. Chefiar ou executar bem funções básicas como planejar, buscar resultados, organizar, priorizar e controlar não atende mais as necessidades das empresas, independente do seu porte. Além de chefiar, é necessário motivar pessoas, treinar e permitir o seu desenvolvimento – característica dos líderes que comandam negócios de sucesso:

• O chefe empurra – O Líder puxa
  • O Chefe comanda – O líder comunica
  • O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
  • O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
  • O Chefe administra – O líder inova
  • O Chefe mantém – O líder desenvolve
  • O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
  • O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
  • Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos
  • O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos

Equipe comprometida e valorizada participa do planejamento do negócio e tem como principal meta a execução do que foi planejado. Muitos donos de negócios recorrem a auxílio externo, ao romperem a barreira da prepotência corporativa e da miopia, para dimensionar a sua equipe, recrutar, treinar e reciclar. Essa prática coloca em cena um elemento de fora da empresa, em geral um consultor ou um coach empresarial, com visão imparcial, sem influências e capacitado com as últimas práticas, técnicas e tendências para a formação de equipes de alto desempenho.

Lembre-se que outras pessoas também foram responsáveis pelo seu sucesso. Cuide dos seus funcionários e – se necessário - busque apoio externo para avaliar a sua visão sobre gestão de pessoal ou introduzir um novo processo nessa área para que você tenha uma estrutura competitiva e de resultado.

Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes. Hoje, os cargos de chefe estão sendo extintos, dando lugar aos gestores; afinal ninguém mais chefia e sim gerencia pessoas. Essa máxima aplica-se não somente aos gerentes, mas também aos donos de empresas. Na roda do ciclo dos negócios, podemos enxergar uma empresa e seus funcionários da seguinte forma:

• O empresário forma equipe...
  • A equipe conquista e mantém clientes...
  • Os clientes geram negócios que alimentam a empresa...
  • A empresa produz o lucro esperado pelo seu proprietário.

=================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 / 11 2729 6613

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: