Brasil,

Importância da segurança cibernética nos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Importância da segurança cibernética nos negócios

por Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis

A cibersegurança para empresas é um dos domínios mais promissores e com enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Cada peça de tecnologia precisa de segurança cibernética em um ponto e outro. E isso tem tudo a ver com proteger o ciberespaço, os usuários e sua privacidade, aplicando regulamentos e protocolos rigorosos para impedir qualquer forma de ataque cibernético.

A tecnologia está evoluindo em ritmo acelerado. Novas formas de dispositivos estão surgindo em intervalos mais curtos. Tecnologias como Cloud Computing e IoT estão ganhando força. Todas essas novidades, contudo, também chegam com uma maior necessidade de proteção contra cibercriminosos - além das demandas conhecidas com as tecnologias já utilizadas.

As empresas estão usando a tecnologia digital em todas as etapas de atividades, desde o envio e recebimento de e-mails, transações financeiras, networking e colaboração, trabalho em tempo real, etc.

Todas as empresas – de diferentes setores e tamanhos - precisam de uma forte camada de medidas de segurança cibernética que as ajudem a se defender em meio a preocupações crescentes de um ataque e suas consequências. Existem várias medidas que organizações e negócios podem tomar contra ameaças críticas. E qualquer ataque cibernético pode manchar a reputação de marcas devido à potencial perda de dados confidenciais de seus clientes.

As múltiplas formas de ataque

As empresas precisam ser proativas em segurança cibernética. A pandemia forçou as organizações a adotar uma presença também remota e, assim, incentivou a adoção de serviços digitais em todo o mundo, com mais usuários on-line.

Nesse cenário, hackers podem enviar e-mails de aparência legítima para persuadi-lo a fornecer credenciais confidenciais ou usar pop-ups para seduzi-lo a clicar. Também podem, por e-mail, solicitar que você baixe "anexos úteis para o seu trabalho". Eles obterão suas credenciais e as usarão para enviar e-mails comerciais, realizar transações financeiras, roubar informações confidenciais e se esconder no sistema por um longo tempo.

Proteção contra vazamento de dados

A proteção contra vazamento de dados é outra área de preocupação para garantir a privacidade e a segurança de seus clientes. Empresas armazenam todas as suas informações, desde dados de clientes, comerciais e outras informações confidenciais, que podem estar em risco potencial de roubo se os hackers obtiverem acesso a qualquer uma das credenciais importantes dos funcionários. Você pode usar muitas ferramentas, que o ajudarão a garantir a máxima segurança de seus dados.

Ataques de ransomware estão em ascensão

Os ataques de ransomware estão aumentando ultimamente. Mas, o que eles são? Eles são malwares que, se instalados, criptografam os dados, os bloqueiam e desbloqueiam apenas em troca do resgate exigido pelos hackers. Os ataques de ransomware também estão aumentando porque um número crescente de empresas está adotando a nuvem para armazenar seus dados confidenciais.

Muitos consideram a nuvem muito mais segura do que os dispositivos de armazenamento físico. A verdade é que a nuvem também demanda cuidados. Mas os provedores de serviços em nuvem estão assumindo a missão de implantar sua força de segurança cibernética para impedir qualquer ataque desse tipo nas empresas, que poderia manchar a reputação e gerar a perda de vários clientes comerciais por problemas de confiança e confiabilidade.

Esses são motivos pelos quais os especialistas recomendam que todos os softwares sejam atualizados regularmente para corrigir qualquer brecha que possa dar lugar à entrada de ransomware no sistema. As empresas também precisam investir na detecção desse malware para ter vantagem sobre os criminosos cibernéticos.

Ataques de engenharia social estão aumentando

Os hackers realizam ataques de engenharia social obtendo acesso às suas credenciais por meio da mídia social. Existem muitos tipos de ataques de engenharia social acontecendo diariamente, com novos métodos de obtenção de credenciais.

Os hackers executam golpes de várias maneiras. Para evitar tais tentativas de inviabilizar a segurança de todo o sistema, é recomendável não abrir nenhum e-mail que pareça suspeito à primeira vista. E ninguém deve baixar nenhum arquivo se o remetente parecer suspeito e nunca inserir suas informações sem verificar adequadamente a legitimidade do remetente.

Todos os fatores mencionados acima, além de muitos outros, são a razão pela qual os cibercriminosos comprometem o sistema e ganham vantagem sobre suas vítimas. Esses hackers podem roubar informações confidenciais, vendê-las, negociá-las e até manipulá-las para afetar permanentemente um negócio. São vários os impactos desses atos, tanto em termos financeiros quanto de reputação. Qualquer empresa, uma vez atacada, se tornará uma vítima por muito tempo, porque os clientes não estarão dispostos a continuar sua associação e potenciais clientes se afastarão.

Além do fato de perder receitas, essas empresas também podem enfrentar sanções de órgãos reguladores como o GDPR. Conscientize seus funcionários, atualize softwares regularmente, corrija vulnerabilidades e leve a segurança a sério para ajudar a otimizar suas operações comerciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar