Logo
Imprimir esta página

05 erros mais comuns de empreendedores iniciantes

05 erros mais comuns de empreendedores iniciantes

24,4% das empresas fecham as portas de acordo com pesquisa do Sebrae Nacional, e esse percentual pode chegar a 50% com menos de quatro anos.

São inúmeras histórias de empreendedores iniciantes que não tiveram sucesso no início de sua carreira. Walt Disney já foi demitido de um emprego como cartunista por ser considerado “sem ideias nem imaginação. Seichiro Honda falhou na entrevista para emprego na Toyota antes de fundar sua própria marca e RH Macy faliu sete vezes antes de construir uma das maiores lojas de departamento dos EUA.

O importante é observar e aprender com os erros de grandes empresas para não falhar e causar uma frustração. As micro e pequenas empresas, por exemplo, apesar de assumirem papel importante para as economias, costumam encontrar dificuldades para sobreviver e alcançar um bom desempenho econômico.

O Sebrae Nacional já mostrou em pesquisa que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. Fica a pergunta que incomoda a maioria: “O que fazer para que não me torne um prejuízo logo de cara?”

André Minucci, mentor de empresários da empresa Minucci RP, elenca os principais erros que empreendedores iniciantes cometem e como evitá-los:

1- Não ter um plano de negócio

De acordo com Minucci, a falta de planejamento é quase que um tiro no escuro. Muitos empreendedores acreditam em um novo projeto, mas não planejam todas as etapas. As notícias do fechamento com menos de três anos de existência são tão frequentes quanto essas promessas. A resposta, segundo o mentor, deve constar não apenas a ideia, mas tudo que envolve o novo negócio em curto, médio e longo prazo. Isto significa que você, futuro empresário, deve colocar no papel todo o plano de negócio e assim evitar cometer deslizes na prática.

Veja o que incluir:

• Análise do mercado — concorrência e fornecedores;

• Planejamento financeiro — investimento, previsão de receitas e despesas;

• Plano de marketing — divulgação, promoção, embalagem, qualidade;

• Plano operacional — vendas, estoque, entrega, distribuição.

2. Não se capacitar

A necessidade e a importância de se capacitar adequadamente é necessário. Para abrir um negócio, o empreendedor deve ter domínio do plano de ação. Instituições como o Sebrae e a Minucci RP estão sempre desenvolvendo cursos de capacitação para micro e pequenos empresários. Portanto, faça cursos para seus negócios.

3. Misturar as contas pessoais com as do negócio

Quando um negócio é aberto e registrado, a pessoa se torna jurídica e se diferencia da pessoa física. Portando, as contas deverão ser separadas também, ou seja, o dono do negócio não deve gastar o dinheiro da empresa como se fosse dele.

É preciso ter um salário fixo, como todos da empresa, chamamos isso de pró-labore. Conforme o mentor orienta, todo o lucro da empresa deve ser reinvestido de volta na própria empresa.

4. Não estabelecer metas

Como você pode ter sucesso se não sabe aonde deseja chegar com o seu negócio? Sem metas, o empreendimento arrisca perder o ritmo, e você ficará sem saber o que fazer para driblar as dificuldades. Um negócio não deve ser aberto apenas porque dá dinheiro, é preciso estar alinhado com os seus propósitos e metas pessoais.

5. Ter um mentor de negócios

Ter um mentor permitirá que tome decisões mais acertadas te ajudando na redução do tempo para alcançar os objetivos. Sem contar, a melhoria na qualidade no papel de gestão e liderança e, além disso, conseguirá o auxílio de alguém mais experiente no mercado, afastando de vez o tão temido fracasso.

A mentoria empresarial utiliza de diversas técnicas para apoiar o empresário. Para André Minucci, seja qual for a fase do seu negócio, o mentor participará de medidas práticas para aumentar seus ganhos financeiros e de produtividade com a equipe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto