Logo
Imprimir esta página

Dia do Orgulho LGBTQIAP+ e o impacto nas empresas

Dia do Orgulho LGBTQIAP+ e o impacto nas empresas

A inclusão e diversidade nas equipes é uma pauta urgente, não apenas por questões humanas e sociais, ou porque a pluralidade promove melhores resultados, mas também para evitar sérios problemas com a justiça

Stephanie Zalcman (foto acima) é Diretora Técnica de Operações e Estruturação da Wiz Soluções em Seguros e embaixadora da Sou Segura (Associação das Mulheres no Mercado de Seguros)

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo, tendo o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para alcançarmos uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. A data também lembra as pessoas de se orgulharem de sua orientação sexual, e que o importante é o respeito como ser humano e a garantia de todos os seus direitos. Por isso, o mês de junho é mais colorido, com diversas ações de orgulho da sexualidade, como a tradicional Parada Gay, que voltou a ser realizada presencialmente este ano em São Paulo, pós-pandemia.

Em 28 de junho de 1969 aconteceu um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. Muitas vezes parece que avançamos demais nessa pauta, porém ainda vemos tristes casos de preconceito, perseguição e crimes que nos trazem à estaca zero.

Atualmente a sigla foi atualizada para LGBTQIAP+, representando Lésbica, Gay, Bissexual, Transgênero, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual e outras variações possíveis. Apesar de já termos acompanhado grandes revoluções dentro das empresas, a comunidade LGBTQIAP+ ainda enfrenta muitas dificuldades, desde preconceito de colegas até discriminações impedem a conquista de um cargo.

A inclusão e diversidade nas equipes é uma pauta urgente, não apenas por questões humanas e sociais, ou porque a pluralidade promove melhores resultados, por óbvio, mas também para evitar sérios problemas com a justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2019, determina que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é considerada crime. É uma extensão da Lei de Racismo (7716/89), que prevê crimes de discriminação ou preconceito por “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional”.

Dessa forma, estabelecer políticas claras de diversidade, inclusão e tolerância zero à discriminação e assédio é um dos primeiros passos para garantir um local de trabalho seguro para a comunidade LGBTQIAP+. A liderança deve orientar as equipes e implementar políticas eficazes para assegurar que nenhuma pessoa seja discriminada por sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressões de gênero. Ações que promovam esse aculturamento para os colaboradores e que eduquem como se comportar diante da diversidade também estão no caminho para um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Além de promover treinamento e discussões relacionadas ao assunto, é fundamental dar lugar à fala para colaboradores LGBTQIAP+, bem como reconhecer e valorizar as realizações desses funcionários no local de trabalho. “Diversidade é chamar para a festa, inclusão é chamar para dançar”. Essa frase, da vice-presidente e chefe da estratégia de inclusão da Netflix, se tornou popular entre os profissionais responsáveis pela agenda de diversidade nas empresas. Têm crescido as ofertas de vagas para especialistas em diversidade e inclusão, profissionais que tomam para si a responsabilidade de olhar para a questão da inclusão como parte dos desafios do negócio.

A inclusão e a diversidade estão em evidência e devem ser pauta permanente nas empresas, não apenas no mês de junho, afinal, todos saem ganhando com um mundo mais colorido em que vemos pessoas com as mais diferentes características e personalidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto