Logo
Imprimir esta página

Empresas apostam em criação de comunidade para aproximar clientes

pixabay pixabay

Com consumidores cada vez mais focados em propósito, empresas criam espaços para compartilhamento e interação.

A pandemia e os efeitos do isolamento social causaram em muitas pessoas a necessidade de se conectar e de se sentir parte de uma comunidade. O relatório Consumidor do Futuro 2022, realizado pela WGSN, apontou tendências para os perfis de consumidores, um dos perfis destacados é o comunitário.

Esse perfil de consumidor agrupa as pessoas que desejam fincar raízes em suas comunidades, dando vez a uma nova era do localismo. Os consumidores estão cada vez mais atentos às empresas que buscam incluí-los em suas comunidades e tenham seus propósitos alinhados. O PPI Brasil 2021 apontou que 88% das pessoas preferem comprar de marcas que defendem algo maior do que a venda de produtos e serviços.

Nesse sentido, as empresas passam a apostar no marketing de comunidade para aproximar seus consumidores. O Nubank, por exemplo, é uma das empresas que ao levantar a bandeira de revolucionar o mercado bancário evitando burocracias, uniu seus clientes em torno desse propósito.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, os consumidores não estão atentos apenas aos valores e bandeiras levantadas pela empresa, mas também às ações que ela toma para garantir o sucesso do cliente.

Por isso, as empresas têm apostado em uma estratégia de marketing de conteúdo alinhada ao pós-venda para garantir engajamento dos consumidores, aproximando cada vez mais os atuais clientes, seja por meio de fóruns online (ex.: grupos no Telegram ou LinkedIn) ou até mesmo a realização de eventos presenciais.

A empresa ADDEE, distribuidora exclusiva das soluções N-able no Brasil, tem usado as estratégias e criou a comunidade Elite Group, que é formada por seus clientes que têm se destacado no uso das soluções N-able e já foram indicados a premiações.

Em maio de 2022, a comunidade participou de um evento exclusivo de networking com promoção de conteúdo, além de ter acesso a um fórum online e outras facilidades por fazer parte dessa comunidade. Neste exemplo, os clientes da ADDEE são Prestadores de Serviços de TI e a empresa buscou neste encontro ajudá-los trazendo palestras e oportunidades de discussão sobre desafios e oportunidades identificadas no Mercado de Prestação de Serviços de TI, além disso, dando espaço para uma sessão de feedback.

Portanto, a identificação entre esses parceiros os torna cada vez mais próximos e promotores da marca, afinal, são pessoas que possivelmente enfrentam os mesmos desafios, têm objetivos semelhantes e que encontram em uma única marca um espaço para compartilhar informações.

“Criar esse espaço interativo para a construção de conexões entre os nossos clientes foi fundamental para que eles pudessem perceber interesses em comum, enquanto nós pudemos identificar as necessidades e desafios que eles estão enfrentando para propor soluções e ajudá-los a desenvolverem seus negócios”, afirma Brunno Busanelli, Gerente de Customer Success da ADDEE.

A criação de comunidades, inclusive, voltou a ser um assunto de destaque com a notícia recente sobre a volta da rede social Orkut, conhecida por ter possibilitado a criação de comunidades sobre os mais diversos assuntos. Muitas empresas, aproveitaram a novidade para mostrar quais comunidades elas pretendem criar no Orkut, a maioria delas focando em temas com os quais seus consumidores se identificam, como o foi caso da empresa Shopee, que divertiu seus consumidores dizendo que sua comunidade seria “Mente vazia, oficina de Shopee”.

As empresas que apostam na criação de comunidades visam mapear oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas mais que isso, conseguem oferecer um suporte melhor aos seus consumidores por meio de um diálogo direto e transparente. Ou seja, elas já entenderam que esse espaço colaborativo é fundamental para o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto