Logo
Imprimir esta página

Superintendente da Susep ressalta importância do corretor na modernização do setor de seguros

Superintendente da Susep ressalta importância do corretor na modernização do setor de seguros

Sincor-SP acompanha e defende atuação da categoria junto às novas tecnologias

O superintendente da Susep, Alexandre Camillo, participou nesta quarta-feira, 22, de almoço do CVG-SP (Clube Vida em Grupo de São Paulo). O evento foi acompanhado pelos diretores executivos do Sincor-SP: Boris Ber, presidente; Braz Fernandes, 1º vice-presidente; Simone Martins, 2ª vice-presidente; Marcos Abarca, 1º secretário; Rogério Freeman, 2º secretário; Edson Lasse Fecher, 1º tesoureiro; e Fernando Alvarez, 2º tesoureiro.

Abordando as recentes realizações da Susep, como Open Insurance e Sandbox, Camillo ressaltou a importância dos corretores de seguros – apresentação similar foi realizada no dia 21, na 5ª edição do Insurtech Brasil. “Os corretores de seguros são peça fundamental para a comercialização dos seguros no Brasil, responsáveis pela maior parte da distribuição de produtos no País”, declarou. “São profissionais capacitados, no entanto devem se adaptar às novas tecnologias e tendências”, ressaltou, apontando que os profissionais, são, inclusive, participantes da estrutura básica do Open Insurance.

Boris Ber, presidente do Sincor-SP, entende que o mercado de seguros tem passado por transformações relevantes e é natural que as inovações tecnológicas sejam incorporadas às etapas da cadeia de valor do seguro, mas defende que a atuação do corretor é fundamental para garantir a experiência do cliente como um todo, desde a contratação até os serviços pós-venda. “A tecnologia irá auxiliar no desenvolvimento de novos serviços e formas de operar e tornar a jornada do consumidor cada vez mais conveniente, mas isso não muda o papel do corretor de aconselhamento e consultoria aos clientes”.

Nas apresentações, Camillo afirmou que ajustes estão sendo feitos com o objetivo de aperfeiçoar os modelos de Open Insurance a atuação das Sandboxes, pois o consumidor precisa ser protegido em primeiro lugar. “Estas iniciativas serão avanços da sociedade, portanto jamais iremos contra, pelo contrário, estamos trabalhando para viabilizar, mas precisamos trabalhar o entendimento pleno e total dos entes de seguros para traduzir ao entendimento do consumidor. Open Insurance, assim como Open Banking e Open Finance, depende de consentimento do consumidor, se não todo investimento de tempo, dinheiro e intelecto terá se perdido. O setor precisa estar totalmente aderente, corretores, seguradores, prestadores, de forma que a mensagem possa ser levada de forma clara ao consumidor. Estamos ajustando os processos para que possamos leva-los com a firmeza necessária para o entendimento do consumidor. Tudo o que não podemos fazer é transformar o consumidor em cobaia, temos que atuar com serenidade e responsabilidade para protegê-lo”.

O superintendente também apontou que o interesse pela profissão tem se mantido em alta, reflexo da pujança do setor que cresce mesmo nos períodos de desafios e da confiança do consumidor e do mercado neste canal de distribuição. “A Susep registrou o cadastro de novos profissionais a cada ano: em 2018, foram 3.360 novos corretores pessoas físicas e 3.355 novas corretoras pessoas jurídicas; em 2019 foram 4.188 pessoas físicas e 4.345 pessoas jurídicas; em 2020, 3.956 pessoas físicas e 5.367 pessoas jurídicas; em 2021, 5.054 pessoas físicas e 5.096 pessoas jurídicas; em 2022, dados até 12 de maio, registram 2.013 novos corretores pessoas físicas e 2.047 pessoas jurídicas”.

“Estamos trabalhando para construirmos, juntos, uma Susep preparada para a supervisão desse mundo digital”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto