Logo
Imprimir esta página

Como o voicebot pode transformar o varejo?

Como o voicebot pode transformar o varejo?

Por Leonardo Coelho

Pressionados pela constante alta demanda, o setor varejista se tornou o mais preocupado em trazer investimentos tecnológicos para facilitar seu cotidiano. Em busca de garantir um atendimento próximo, personalizado e mais humanizado possível, o uso de voicebots tem se mostrado uma ferramenta poderosa nessa missão, capaz de criar uma verdadeira revolução na comunicação entre o varejo e seus clientes.

Desenvolvidos para atuar em diversos pontos ao longo da jornada de compra dos consumidores, o uso destes agentes virtuais de voz no atendimento ao cliente é capaz de solucionar um alto volume de dúvidas e demandas corriqueiras dos usuários, de forma simples, automatizada e a um baixo custo.

Seja para solicitar uma segunda via do boleto, consultar preços, rastrear pedidos ou cancelar uma aquisição, os voicebots trazem uma enorme agilidade na resolução de problemas no varejo, sem que os usuários tenham que aguardar em filas extensas, por longos períodos, até que sejam atendidos por telefone ou pessoalmente.

Quais os benefícios do voicebot para o varejo?

Ao entrar em contato, o cliente pode se deparar com uma série de opções personalizadas, de acordo com suas necessidades – trazendo, em sua essência, um equilíbrio entre a objetividade no atendimento e uma humanização fundamental para a satisfação com a marca.

Com a digitalização utilizada como base deste relacionamento, a escalabilidade no atendimento é extremamente beneficiada, uma vez que dispensa a necessidade de um profissional para sanar dúvidas comuns do dia a dia. Afinal, o voicebot é considerado como uma das ferramentas comunicacionais mais inclusivas do mercado, carregando um maior poder empático na conversação por voz.

Não à toa, frente a tamanhas vantagens, dados divulgados pelo estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” mostram que 87% dos varejistas já incorporam as transformações tecnológicas em sua rotina – sendo considerado como uma prioridade de investimento para 50% das empresas.

Dentre todas as ferramentas disponíveis no mercado, o voicebot commerce se mostra como uma das mais poderosas tendências para o varejo. Voltados para facilitar e otimizar compras através de ligações, esses assistentes virtuais permitem que o setor ofereça produtos personalizados e complementares aos consumidores, com serviços que estejam alinhados a seus perfis e demandas.

Um de seus maiores diferenciais está, justamente, na possibilidade de serem programados para realizarem ligações automáticas oferecendo cupons de descontos estrategicamente direcionados a seu histórico de compras, promoções, e muitas outras ações que contribuam para uma maior satisfação no atendimento, retenção com a marca e, ainda, menor abandono do carrinho.

Implementar o agente virtual de voz na rotina do setor varejista é uma estratégia fundamental para garantir uma comunicação mais otimizada e assertiva com os consumidores e, acima de tudo, promover uma maior satisfação, retenção e aumento de vendas frente aos concorrentes que dispensarem os benefícios deste recurso em suas operações. Mas, para alcançar tamanho êxito, certos pontos devem ser levados em consideração.

Como implementar o voicebot no varejo?

Para que consigam evoluir constantemente e acompanhar as demandas do público-alvo, os voicebots precisam ser desenvolvidos com base em um mapeamento minucioso acerca do perfil e desejos dos consumidores de cada companhia. É preciso compreender a fundo o tipo de atendimento esperado, seus desejos e como conciliar todas essas demandas com o objetivo desejado no uso do agente virtual.

Em um exemplo prático, caso a ferramenta seja destinada para elevar o volume de vendas do negócio, a voz utilizada no atendimento deve ser a mais empática possível – trazendo sentimento e entusiasmo para que o cliente não sinta grandes diferenças na qualidade da conversação quando feita por um profissional. Em objetivos de cobranças, pagamentos ou assuntos correlacionados, o agente deve ser programado com um tom mais conservador e formal, adequado para este fim.

A definição eficaz do drive de voz do voicebot é um fator determinante para sua assertividade no varejo. Quando desenvolvido com base nas necessidades do público-alvo e em um ritmo de cadência direcionado para tais perfis, os varejistas, certamente, conquistarão mais satisfação de seus consumidores e uma grande valorização da marca no mercado.

Leonardo Coelho é Head de Customer Sucess e Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto