Logo
Imprimir esta página

Navio com avaria grossa decretada chega ao Brasil

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

O navio graneleiro NS QINGDAO (IMO 9567439, MMSI 538007541), construído em 2011 e navegando sob a bandeira da República das Ilhas Marshall, partiu da China em 10 de setembro de 2021 com destino ao Porto de São Francisco do Sul em Santa Catarina, com escala prevista em Durban, África do Sul.

O navio estava transportando produtos químicos para a fabricação de fertilizantes e produtos siderúrgicos. Em 15 de outubro de 2021, durante a escala no porto de Durban, ocorreu uma reação química nas cargas estivadas no porão nr. 03, resultando em incêndio que destruiu todos os lotes de produtos químicos destinados a importadores brasileiros. Os complexos esforços de salvamento para controlar a reação exotérmica e o incêndio perduraram por meses.

O navio chegou ao Brasil em 25.05 e permaneceu fundeado na barra de São Francisco e está programado para atracar na madrugada de 15 de junho. O navio teve a Avaria Grossa (General Average) decretada pelo Armador. As informações iniciais indicam que os prejuízos com a queima dos produtos químicos estão estimados em USD 4 milhões e as despesas de avaria grossa a serem rateadas entre as cargas que não foram danificadas afetarão as seguradoras de cargas em mais cerca de USD 10 milhões.

O proprietário do navio nomeou como Average Adjuster a empresa britânica RICHARD HOGGS LINDLEY para coletar as garantias de General Average necessárias para que as cargas possam ser liberadas e entregues.

O escritório brasileiro SMERA-BSI firmou acordo com o regulador da avaria grossa, de modo que as seguradoras brasileiras tiveram seus formulários (garantias) aceitos pelo regulador.

Com a decretação da Avaria Grossa, as despesas extraordinárias decorrentes dos procedimentos de salvamento serão rateadas proporcionalmente entre o navio (casco) e os proprietários das cargas. O percentual fixado para o rateio é de 30% sobre o valor CIF das mercadorias a bordo.

Para a regulação da Avaria Grossa, dois formulários serão enviados pelo armador (Average Bond e Average Guarantee). Esses documentos precisam ser preenchidos com os dados do container e BL, assinados, carimbados e enviados juntos com uma cópia da invoice, ao Average Adjuster nomeado.

O Average Bond e o documento chamado Non-Separation Agreement deverão ser normalmente preenchidos pelos consignatários e o Average Guarantee pelas seguradoras. Caso os termos preenchidos e assinados não cheguem ao Regulador, as mercadorias não serão liberadas pelo armador.

Para os importadores com seguro de transporte internacional contratado, as seguradoras responsáveis irão intermediar e coordenar todas as medidas de proteção às cargas seguradas. Já os importadores sem seguro de transporte terão que efetuar o depósito na conta indicada pelo armador, correspondente a 30% do valor CIF da mercadoria, do contrário não receberão suas cargas.

O seguro de transporte internacional, além de cobrir as despesas de Avaria Grossa, cobre as mercadorias contra os mais diversos riscos a que estão expostas, tais como acidentes, avarias particulares, operações de carga e descarga, queda, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, e inclusive fenômenos da natureza.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto