Logo
Imprimir esta página

3 ações decisivas para líderes que priorizam a transformação digital

Regis Lima é Diretor Executivo da Lumen IT. Regis Lima é Diretor Executivo da Lumen IT.

Em meio a uma reestruturação digital, é necessário que o líder tome decisões importantes para que uma transformação ocorra com veracidade

*Por Régis Lima

Atualmente, o mundo corporativo enfrenta uma grande onda de transformações. Desde atividades simples até as mais complexas, todas as demandas organizacionais têm sofrido alterações em sua forma de execução, sendo impulsionadas, principalmente, pelo uso de recursos tecnológicos. Com essas mudanças, ficou evidente a necessidade de todos se readaptarem, tendo a tecnologia como fator primordial dentro do dia a dia das empresas.

Neste cenário em constante evolução, todos os setores estão sendo impactados. A digitalização de processos, assim como a adoção de softwares de gestão e execução de demandas operacionais provocaram uma verdadeira revolução nas dinâmicas de trabalho. Por isso, a transformação digital tornou-se a principal aliada das empresas na busca por inovação e melhoria de seus modelos de negócios. Assim, além do investimento em tecnologia, é crucial que os líderes compreendam a importância desse processo para a maximização de resultados, desenvolvendo uma mudança de mindset que potencialize ainda mais a sustentabilidade do negócio.

Mudança de mindset é fundamental

Implementar um projeto de transformação digital é uma tarefa complexa, que vai muito além da aquisição de plataformas e softwares. Para alcançar o potencial máximo da digitalização, é necessário, sobretudo, mudanças na cultura organizacional das empresas. Uma atualização no mindset é fundamental, pois ajuda a nortear as equipes sob as mudanças nos pilares culturais da organização. Além disso, é importante um trabalho de conscientização por parte da liderança quanto à importância do uso da tecnologia, aliado ao potencial humano na rotina operacional.

Para tanto, os gestores devem realizar um planejamento que contemple todas essas mudanças de forma simplificada para que todos consigam entender. A análise desse conjunto de informações permitirá às empresas promoverem atualizações assertivas em sua cultura, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente, com colaboradores engajados e com uma mentalidade voltada à inovação.

Planejamento estratégico coeso apoiado em um suporte de especialistas na área

Como citado anteriormente, as mudanças não acontecerão somente por meio da implementação de soluções tecnológicas, sendo necessário também um gerenciamento assertivo, em que o papel do líder é determinante. Nesse sentido, o planejamento apontará cada etapa, dando suporte aos colaboradores, tanto na implementação de novas tecnologias como no comportamento de cada profissional em prol de todo o time e crescimento organizacional. Por isso, é necessário que o líder esteja próximo da rotina diária de trabalho para identificar os problemas e solucioná-los prontamente.

Após ter todas as metas traçadas pelo líder em conjunto com todo o time, para a implementação de tecnologias que agreguem valor ao negócio, vale ressaltar que, devido à complexidade do assunto, aliado ao alto volume de atividade que a empresa já desempenha, contar com o apoio de especialistas parceiros torna todo processo de implementação e adaptação muito mais confiável e com maiores chances de sucesso.

Além disso, a estratégia é fundamental para mitigar inúmeros riscos de falhas durante a condução do projeto de transformação digital. O apoio desses profissionais especializados permite um melhor direcionamento de quais ações são necessárias, quais são as partes que demandam maior atenção, quais são as carências da companhia, dentre outros fatores. A junção do know-how a um plano de ação é a melhor forma de se garantir um ambiente corporativo totalmente digitalizado.

Por fim, destaco a importância do investimento em transformação digital que, ainda hoje é visto por muitas companhias como um projeto secundário e que não exige urgência por parte dos líderes. O fato é que esse processo se populariza exponencialmente, tornando-se uma realidade inadiável para a sobrevivência das empresas em um ambiente altamente competitivo. Com a transformação digital caminhando a passos largos, desenvolver mecanismos que torne essa implementação mais simples, construindo uma mudança de mindset que evidencie a importância de alinhar o potencial humano junto à tecnologia é decisivo para o sucesso da empresa, dos colaboradores e do mercado de modo geral.

*Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 23 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais e compliance, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, tem liderança de atuação na área fiscal e tributária. A Lumen IT é uma empresa com foco em soluções fiscais e consultoria consultiva, seja na implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, dentre outros.

Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, bem como geração de obrigações acessórias, além de forte expertise em ICMS, IPI e ISS, bem como a geração da CAT/83, CAT/17.

Mais de 3 mil projetos foram realizados e entregues. Atualmente, sua carteira de clientes conta com nomes de diversos segmentos de mercado, como: Industria, Comercio, Varejo, Serviços, Manufatura, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto