Logo
Imprimir esta página

A transformação do ponto de venda em três tendências

A transformação do ponto de venda em três tendências

*Por Mateus Larrabure, head de integração tecnológica e produtos da Gertec

Você ainda costuma andar com muito dinheiro no bolso? Provavelmente sua resposta é não, porque o mercado de meios de pagamentos vive aquele alvoroço todo decorrente da transformação digital. Você pode efetuar uma compra com dinheiro, cheque, cartão, QRCode, Pix, aproximação. As opções são diversas e estão alinhadas ao mercado global. A meu ver, uma não substitui a outra, mas serve como forma de complementação do serviço. E isso muda o jogo no varejo que tem a chance de optar pela aceitação de múltiplas plataformas de pagamento, visando a mobilidade para atender o cliente de maneira cada vez mais móvel, evitando filas.

Essas inovações estão aí para aumentar a competitividade no varejo, tanto por ter mais recursos e menor custo, quanto por melhorar a experiência de uso e de atendimento ao consumidor. Abaixo, listo as principais tendências observadas globalmente no ponto de venda nos últimos meses:

1. Uso do Android

Na maioria dessas soluções vemos o Android ganhando relevância por ainda ser um sistema pouco existente no varejo. A tendência é que todos aqueles equipamentos que o lojista possui atualmente no ponto de venda, que na maioria das vezes inclui: computador, impressora, pinpad, leitores e outros periféricos, possam ser substituídos (em muitos casos) por um SmartPOS (terminais de pagamento Android) integrado com a automação comercial, o que possibilita menor custo, mobilidade e melhor aproveitamento do espaço físico, ou ainda funcionar em conjunto com o terminal de caixa (PDV) tradicional, expandindo a capacidade e qualidade de atendimento do estabelecimento comercial.

Antigamente, a automação comercial se resumia a um computador com muita coisa plugada e cheia de fios. Hoje, “à grosso modo”, tudo fica fechado dentro de uma caixa. Além disso, o SmartPOS também traz mais segurança nas operações por apresentar um nível de interferência externa reduzido, limitado apenas à venda sem cabo.

2.Terminal por assinatura

Outra tendência forte não necessariamente de vendas, e sim de serviço de assinatura é o TaaS, (Terminal as a Service). O grande lance é a possibilidade de contratar um pacote personalizado por meio de um custo fixo mensal, eliminando assim os investimentos necessários para a compra de terminais de pagamento e toda a gestão operacional dos equipamentos. Por exemplo, o lojista pode contratar mais serviços, mais maquininhas em datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal, quando sabe que terá um volume de vendas maior. E, ao passar essas datas, ele retorna a um pacote mais reduzido. Isso facilita o ganho de escala da sua operação com baixo custo e maior velocidade, permitindo também que foquem no core do seu negócio. Além disso, um atendimento mais ágil e personalizado também aumenta a chance de fidelizar clientes.

3. Lojas autônomas com terminal

A evolução também se estende a lojas autônomas dentro do condomínio com a modalidade de terminal para pagamento sendo mais vantajosa do que àquelas que oferecem pagamento por aplicativo. Isso porque sem o terminal de pagamento o estabelecimento fica limitado somente aos moradores do condomínio que precisam ter um app cadastrado para efetuar a compra, que, além de ocupar espaço no celular, ainda exige os dados do cartão.

Além disso, as compras que ocorrem sem a presença do cartão, como nos pagamentos por QRCode’s ou aplicativos, estão mais sujeitas ao cliente negar que tenha feito o gasto. Isto se chama no jargão do mercado de ChargeBack, onde o varejista acaba tendo a transação financeira estornada pela entidade financeira. Dessa forma, a opção de pagamento com cartão traz mais segurança ao lojista.

O ponto chave é que todas essas inovações em soluções oferecidas, trazem complementaridade ao varejo, que pode escolher a opção mais conveniente de acordo com o seu momento. Globalmente estamos experimentando novas formas de interagir no comércio. Não será uma transição tão rápida e vamos conviver com todas essas opções de pagamento por um médio prazo, até haver uma convergência completa… mas, se você quer estar à frente de concorrentes, e estar alinhado com o que o mercado oferece e o cliente espera, precisa começar já, era pra ontem!

*Mateus Larrabure, head de integração tecnológica e produtos da Gertec. O executivo tem forte vivência e conhecimento do mercado de varejo e meios de pagamentos, com experiência em automação e desenvolvimento de software. Formado em engenharia elétrica, com ênfase em computadores da FEI, Mateus passou por empresas como Epson e Unisys.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto