Logo
Imprimir esta página

Como saber se está na hora de mudar de emprego

Especialista da Luandre dá dicas sobre o que o profissional deve analisar e de como se preparar para a transição

São Paulo, maio de 2022 - Segundo pesquisa da SurveyMonkey, mais de 90% dos brasileiros estão infelizes no trabalho — 36,52% dos entrevistados dizem não gostar do emprego e 64,24% afirmam que gostariam de fazer algo diferente.

A boa notícia para os que querem mudanças é que a percepção do mercado de que o profissional que troca de emprego não tem qualidade ou estabilidade já ficou para trás, há algum tempo.

De qualquer forma, Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, alerta que é necessário tomar a decisão de forma consciente. “Com planejamento e análises corretas, a mudança pode ser positiva para a carreira", afirma Gabriela.

Como analisar se é o momento?

Alguns sinais podem dar indícios de que é a hora de mudar. O primeiro deles é a falta de satisfação e motivação. “Muitas vezes o profissional tem um trabalho estável, em que ainda desenvolve suas funções com qualidade, mas, surge um sentimento de insatisfação recorrente”, aponta Gabriela.

A especialista ainda afirma que alteração no humor e reclamações constantes sobre o trabalho são indicativos de que vale a pena uma análise mais profunda do que precisa ser alterado na rotina, se é somente a forma de trabalhar ou se é necessária uma mudança de ambiente.

“O sentimento de frustração e falta de motivação são os principais indicativos de que está na hora de ir em busca de algo que faça sentido para a carreira desse profissional, para que o trabalho não seja um peso que prejudique também sua vida pessoal”, afirma Gabriela.

Caso seja realmente o caso de trilhar novos caminhos, a dúvida passa a ser “por onde começar”. Por isso, Gabriela Mative da Luandre dá quatro dicas fundamentais para facilitar a transição de emprego. Confira abaixo.

Prepare-se para o mercado

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Antes de pedir demissão, é preciso entender como está sua área de atuação.

“Vale fazer pesquisas, ler matérias sobre a empresa contratante e ver o que os funcionários falam em suas redes sociais ou fóruns privados", diz Gabriela.

Estruturar um bom networking

Desenvolver e cultivar uma rede de contatos é uma tarefa saudável para a carreira de qualquer profissional, em qualquer período de sua trajetória. É importante ampliar a rede de contatos profissionais para sondar oportunidades. Isso pode ser feito por meio de colegas de experiências profissionais passadas ou em comunidades virtuais.

Uma dessas comunidades é o LinkedIn, a rede mais usada para assuntos relacionados a empregos e carreira. “Muitos recrutadores estão de olho em perfis profissionais, por isso é importante estar presente com informações e conteúdos relevantes e atualizados”.

Especialização é a chave

Atualizar e ampliar o conhecimento é essencial para que o profissional não fique defasado para o mercado. Especializações são um bom caminho para isso, bem como cursos livres que também podem agregar ao currículo.

“Essa é uma ótima maneira de se destacar entre recrutadores e no próprio ambiente de trabalho, mostrar e compartilhar conhecimento evidencia interesse em se autodesenvolver”, afirma Gabriela.

Planejamento financeiro

Caso a motivação seja salarial, vale avaliar benefícios e a remuneração líquida que será oferecida. Segundo a especialista, em quesito financeiro, é esperado que a nova empresa ou carreira ofereça em média 30% a mais do que sua remuneração atual. “No ato da troca, o profissional deve avaliar se existem benefícios que podem superar essa porcentagem, como assistência médica e odontológica, dentre outros, e calcular se vale realmente a pena”, diz

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria "Temporários e Efetivos". Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio Melhores Fornecedores RH - Gestão RH.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto