Logo
Imprimir esta página

Confira as 3 melhores estratégias de otimização de custos de TI

Confira as 3 melhores estratégias de otimização de custos de TI

Especialista da ODATA elenca as principais sugestões para elaborar seu plano de redução de gastos por meio da terceirização de data centers

As empresas estão cada vez mais digitais, por isso a demanda por serviços de Tecnologia da Informação (TI) permanece em alta. As expectativas de expansão do mercado continuam a impulsionar os investimentos em tecnologia. Segundo a pesquisa do Gartner, os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,5 trilhões em 2022, um aumento de 5,1% em relação a 2021. “É preciso garantir que a infraestrutura de tecnologia esteja entregando o valor proporcional aos investimentos realizados nela. Para isso, é necessário eliminar os excessos e otimizar os processos, de modo que se obtenha eficiência nos gastos com TI”, explica Victor Sellmer, Diretor de Vendas da ODATA, provedora brasileira de data centers.

A redução dos custos operacionais está entre as principais premissas da sustentabilidade financeira nas organizações. No entanto, é comum que os gestores se esqueçam do impacto que isso pode causar em outras unidades de negócios da organização. A utilização de serviços compartilhados tem sido uma das saídas mais efetivas para a otimização do orçamento operacional de TI, sendo o principal benefício da contratação de um parceiro especializado. Por isso, a ODATA apresenta 3 estratégias de otimização de custos de TI.

1. Migração de infraestrutura de data center

Para muitas empresas, os data centers representam uma fatia grande dos investimentos de TI, seja para a atualização dos equipamentos, para a manutenção da estrutura ou em folha de pagamento da equipe dedicada. A primeira coisa que a companhia eliminará ao migrar a sua infraestrutura de TI é a necessidade de aquisições, instalações, manutenções e atualizações de softwares (sistemas) e hardwares (equipamentos).

Como exemplo, para uma estrutura de data center corporativo adequada, as despesas de manutenção, como com água, energia elétrica e limpeza, podem chegar a cerca de US$ 200 por metro quadrado. Mesmo em projetos menores, com um pequeno espaço construído, é difícil de se manter com investimentos inferiores a um milhão de dólares. Além disso, o valor do terreno, as condições do mercado e os requisitos, entre outros aspectos, podem afetar o custo e a viabilidade da estrutura.

2. Use os provedores de serviços gerenciados

Os esforços tradicionais de redução de custos podem deixar as organizações mal equipadas para avançar em suas iniciativas digitais, prejudicando a capacidade de aumentar a receita, de gerar fidelidade do cliente final e de ganhar participação no mercado. No entanto, os serviços de otimização de TI com o uso de provedores de serviços gerenciados enfatizam a evolução dos recursos digitais, ao mesmo tempo em que mitigam despesas desnecessárias. Neste caso, os provedores de serviços de data center desempenham uma função-chave em todos os serviços online. Operações como recuperação de desastres, backups, estratégias de continuidade de negócio, segurança, suporte, acesso móvel ao sistema e gerenciamento de dispositivos e aplicativos podem ser terceirizados para aliviar a carga de trabalho do setor e trazer um rendimento superior com qualidade.

3. Automatização de processos

Para otimizar os custos de TI é importante identificar as atividades repetidas e que atrapalham a eficiência operacional da empresa. Esses processos podem ser automatizados para economizar custos e até o tempo de sua equipe. O que pode agregar mais confiança, eficiência e qualidade as ações, uma vez que elimina erros humanos, aumenta a produtividade e facilita o diagnóstico de possíveis falhas.

A aceleração da transformação digital mostrou o quanto as empresas dependem da tecnologia para se manterem vivas no mercado. Portanto é importante estar atento as soluções que o mercado oferece para a otimização de custos de TI, como por meio da terceirização de data centers. “É preciso entender o papel fundamental que os provedores de infraestrutura representam na jornada de evolução digital das organizações e reexaminar seus custos de forma sistêmica, de modo que a companhia possa determinar sua prontidão para o futuro”, finaliza Victor Sellmer.

Sobre a ODATA

A ODATA é uma provedora brasileira de serviços de data center, dedicada a fornecer infraestruturas de TI escaláveis, seguras e flexíveis na América Latina. Fundada em 2015, a empresa possui atualmente seis data centers, sendo três no Brasil, um na Colômbia, um no Chile e um no México. Especializada em Colocation, a ODATA atende à crescente demanda por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores, interessadas em avançar em sua transformação digital.

É uma empresa do Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de investimentos alternativos da América Latina, pioneira na indústria de Private Equity no Brasil. Um de seus acionistas é a CyrusOne, uma REIT americana de alto crescimento, focada na construção e operação de data centers de classe mundial neutros para operadoras. É um dos maiores players internacionais do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto