Logo
Imprimir esta página

UCS aponta como corretores de seguros podem estabelecer parceria com corretores de resseguros

UCS aponta como corretores de seguros podem estabelecer parceria com corretores de resseguros

Howden Re participou do 3º Trocando Ideias Online; nova frente da UCS voltada a grandes riscos irá promover encontro com outras corretoras de resseguros para apresentar opções aos associados

Buscando sempre levar informações práticas para melhorar a atuação de seus associados, a UCS – União dos Corretores de Seguros – realizou o 3º Trocando Ideias Online na noite de 19 de abril, com o tema “Resseguros e grandes riscos”, apresentado pela Howden Re Corretora de Resseguros. Ana Cristina Vieira, gerente de Resseguros, e Rodrigo Oliveira, analista de Resseguros Sênior, explicaram o segmento e como a Howden Re pode ajudar os corretores a viabilizar negócios, especialmente em grandes riscos.

Ana Vieira explicou que resseguro é conhecido como “o seguro das seguradoras”, um contrato firmado entre uma resseguradora e uma seguradora para cobrir os riscos assumidos por esta em uma apólice de seguros. “Através dele a seguradora compartilha sua obrigação diante de um sinistro que venha exceder sua capacidade financeira. E a resseguradora, ao absorver parte desse risco, também participa do prêmio recebido”, apontou.

Os tipos de resseguro podem ser: Proporcional – quando os prêmios e os sinistros são repartidos proporcionalmente entre o segurador e o ressegurador; ou Não Proporcional – quando o ressegurador assume a responsabilidade a partir de um valor pré-definido, ficando a seguradora responsável por pagar até determinado limite e o ressegurador por pagar daquele limite em diante. E podem ser: Automático (quando os riscos compartilhados são semelhantes e as bases para contratação são previamente estabelecidas – aqui a resseguradora sempre aceitará os riscos predeterminados); ou, Facultativo (utilizado para riscos isolados, em apólices de grande porte, que envolvam situações especiais de cobertura. Por se tratar de grandes riscos, na maior parte das vezes, envolve mais de um ressegurador).

A especialista explicou como se dá o processo de parceria de corretores com a Howden Re: 1) Cliente solicita seguro para seu corretor; 2) Corretor solicita orçamento para seguradoras; 3) Seguradora não aceita ou só aceita o risco parcialmente; 4) Corretor procura a Howden Re para verificar aceitação do risco nos mercados de resseguros; 5) Howden Re avalia e negocia condições para colocação do risco nos mercados nacionais e internacionais de resseguros, fechando condições com os resseguradores. Corretor também pode receber comissão sobre os prêmios do resseguro; 6) Corretor negocia com a seguradora a emissão da apólice nas condições acordadas com os resseguradores. Quando o risco é 100% absorvido pelas resseguradoras a seguradora faz somente o “fronting”; 7) Seguradora emite apólice nos termos do SLIP (contrato de resseguro); 8) Howden Re acompanha a emissão da apólice, emite nota de débito, recebe os prêmios e faz a gestão de repasses para os resseguradores. Também faz a gestão dos endossos e sinistros durante a vigência da apólice/ contrato.

“Como diferenciais, temos mais de 25 anos de experiência no mercado internacional de resseguros, com suporte e presença nos principais mercados de resseguro do mundo; ampla expertise na negociação de condições específicas, atendendo às necessidades do negócio da melhor maneira possível, sempre visando a otimização do capital e aumento da rentabilidade; atuação em diversos segmentos, fornecendo aos clientes fácil acesso às melhores soluções para contratos e resseguros facultativos oferecidas pelo mercado”, defendeu Ana Vieira.

Rodrigo Oliveira ressaltou que o trabalho do corretor de seguros é importante para o processo à medida em que acompanha o cliente e faz apontamentos para melhoria do risco. “O corretor presta esta consultoria, como somos intermediários o ressegurador vai pedir um relatório de inspeção, enviamos, e ele devolve com solicitações de mudanças – isso é muito comum na contratação de resseguro”.

O presidente da UCS, Arno Buchli Junior, explicou que a entidade está empenhada em levar novos conhecimentos aos associados e viabilizar a realização de negócios maiores, por isso haverá encontros com outras corretoras de resseguros, apresentando as opções para os corretores de seguros. “A nossa vice-presidente Catia Guirao será a coordenadora de um trabalho forte que a UCS fará para ajudar os corretores a atuar em Grandes Riscos, e está com a missão de organizar as próximas reuniões sobre resseguros”, disse.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto