Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

DIRPF 2016 - Profissionais liberais terão de informar o CPF de pacientes e clientes

DIRPF 2016 - Profissionais liberais terão de informar o CPF de pacientes e clientes

O preenchimento das informações do carnê-leão 2015 será peça fundamental para a entrega da declaração dos profissionais liberais.

Médicos, advogados, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outras categorias, deverão informar na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2016, o CPF e valores recebidos de todos os seus clientes e/ou pacientes atendidos no ano passado, justificando assim os rendimentos.

A medida vale para o ano calendário de 2015 e o profissional que preencheu as informações do carnê-leão mês a mês, poderá importar as informações para a declaração, facilitando o seu preenchimento.

“O objetivo do fisco é tornar o cruzamento dessas informações mais eficaz, principalmente quanto à omissão desse tipo de rendimento por estes profissionais e a informação indevida de gasto médico por parte dos contribuintes por ser dedutível da base de cálculo do imposto de renda”, afirma a contadora e diretora administrativa da JJA Assessoria Fisco Contábil de Campinas, Cléo Gomes.

Vale ressaltar que informar o CPF será necessário também para os rendimentos isentos, ou seja, aqueles que ficam abaixo da faixa de isenção mensal de R$ 1.903,98, que vigorou entre abril e dezembro do ano passado.

Mais novidades

Dentre outras mudanças anunciadas pela Receita, destaca-se ainda a necessidade de inclusão de CPF para os dependentes a partir dos 14 anos. Até 2015, só era obrigatório inserir o documento dos dependentes acima de 16.

Os valores de deduções com dependente, educação e empregados domésticos tiveram aumento de 5,5% em relação ao ano passado.

A contadora, Cléo Gomes alerta que é preciso tomar muito cuidado no preenchimento da declaração do imposto de renda. “Informações errôneas podem trazer dor de cabeça e fazer o contribuinte cair na malha fina. Os dados corretos garantem exatidão nas informações com o fisco e agilidade no processamento da declaração”, complementa.

Para evitar possíveis erros nas informações, a Receita Federal disponibiliza até o dia 28 de fevereiro um programa onde o contribuinte pode preencher um rascunho da declaração.

O prazo para entrega oficial da DIRPF 2016 inicia em 1º de março e vai até o dia 29 de abril.

Sobre a JJA

Fundada em 1992, a JJA Assessoria Fisco Contábil fornece serviços de contabilidade com transparência, exatidão e pontualidade, permitindo aos empresários e empreendedores usufruírem de serviços ágeis e eficientes.

Localizada em Campinas, interior de São Paulo, a JJA é uma das mais bem conceituadas organizações contábeis de toda a região metropolitana. Atualmente é dirigida pelos contabilistas Aédi Cordeiro e Cleonice Gomes.

Especializados também em controladoria, estes profissionais souberam adaptar a JJA e seus clientes ao ritmo alucinante de mudanças do cenário contábil atual, com a chegada da tecnologia digital e das modernas ferramentas de gestão empresarial, ajustando-se também aos moldes fisco-contábil regidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Inovação faz parte do DNA da JJA Assessoria Fisco Contábil. Investir em avançadas tecnologias de integração de dados aos sistemas utilizados pelos clientes, fez com que a empresa se tornasse referência em contabilidade integrada, oferecendo todo o apoio estratégico e, desta maneira, construindo um estreito relacionamento baseado na confiança de cada um dos seus clientes.

Para colocar seu forte compromisso em prática por meio de seus serviços de assessoria e consultoria, a JJA Assessoria Fisco Contábil possui colaboradores especializados nas áreas contábil, tributária, trabalhista, planejamento societário, recuperação de impostos e auditorias


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo